Casa Fluminense lança Edital Agenda Rio 2030 no Seminário Metrópole Transcultural

Casa Fluminense lança Edital Agenda Rio 2030 no Seminário Metrópole Transcultural

Categorias
Texto por
Larissa Amorim
Data
24 de abril de 2019


A mostra “Metrópole Transcultural – Retratos das Periferias do Rio de Janeiro” em exibição no Galpão Bela Maré será encerrada no próximo sábado (27/04), a partir das 14h, com o seminário sobre juventude, política, cultura, resistências e potências. O encontro reunirá 15 realizadores de múltiplas linguagens artísticas para um debate sobre política cultural no Rio metropolitano e compartilhamento de trajetórias inspiradoras. O seminário é fruto da articulação do Observatório de Favelas, da Casa Fluminense e da Rede Globo.

Na ocasião será lançado o Edital Agenda Rio 2030, do Fundo Casa Fluminense, destinado a apoiar coletivos, movimentos e organização da sociedade civil com atuação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e engajados na construção de um Rio de Janeiro mais igual, democrático e sustentável. O Fundo Casa Fluminense foi criado para fortalecer a participação social e apoiar iniciativas de formação, mobilização e monitoramento de políticas públicas alinhadas com a Agenda Rio 2030. Neste edital serão selecionados 10 projetos que receberão um aporte de 4 mil reais cada, com apoio da Open Society Foundation e da Fundação Ford. As inscrições vão até o dia 24 de maio. Conheça o edital e inscreva-se aqui!

O  Seminário Metrópole Transcultural – Retratos das Periferias do Rio de Janeiro é uma oportunidade ímpar de conectar territórios periféricos e seus realizadores, pessoas, coletivos e ações que mobilizam agendas políticas e sociais a partir da arte.

“Estamos muito felizes com a possibilidade de realizar esse seminário com a parceria da Rede Globo e da Casa Fluminense. Será um espaço importante para reunirmos artistas e realizadores culturais, além das artes visuais. Fizemos uma curadoria cuidadosa, tentando pautar as mais diversas linguagens, teatro, música, literatura, cinema etc, e territórios. Cada realizador terá 8 minutos para dizer de onde vem, o que faz e como faz. Será, portanto um espaço de troca, de afeto e favorável para estabelecimento de parcerias e redes. Convidamos empresas, órgãos públicos, universidades e fundações para estarem na plateia.”, afirma Isabela Souza, diretora responsável pelo eixo arte e território do Observatório de Favelas.

O encontro é resultado do esforço coletivo em torno da mobilização de uma agenda que reúna realizadores culturais da metrópole fluminense, organizações e atores|atrizes públicos e privados com fins de promover diálogos que possam potencializar ações em curso e inspirar, a partir das trajetórias de muitas pessoas que insistem em criar, mesmo diante de condições tão adversas.

“Cerca de 75% da população do estado do Rio de Janeiro vive na região metropolitana e, todos os dias, 2 milhões de pessoas se deslocam do seus municípios onde moram para acessar oportunidades na capital. Uma metrópole desigual e contraditória, marcada historicamente pela concentração de oportunidades nas áreas centrais privilegiadas da capital, mas que tem em sua diversidade cultural um caminho para participação social, engajamento popular e defesa de direitos. Da Baixada Fluminense ao Leste, seja na zona norte ou zona oeste, fazedores culturais estão disputando um Rio mais inclusivo, democrático e integrado”, explica Henrique Silveira, coordenador executivo da Casa Fluminense.

Confira a programação e confirme sua presença no evento! Te esperamos lá!

14h | Qual a política cultural que o Rio metropolitano precisa?

Convidadas/os: André Dias – Projetos Especiais TV Globo; Pâmela Carvalho – produtora e gestora cultural/Redes de Desenvolvimento da Maré; Écio Salles – produtor, escritor/Flupp; Beto Gaspari – ex-gestor, músico e ator/Rede Baixada Em Cena; Thamyra Thamara – jornalista, idealizadora da Casa Brota e GatoMídia/Alemão

15h30 | Exibição do curta Perpétuo, de Lorran Dias

16h | Painel de Inspirações: de onde venho, o que faço, como faço?

Convidadas/os: Juliana França (Grupo Código – Japeri), Isabella Tavares (Cineclube Xuxu com X – Nova Iguaçu), Elaine Rosa (Feira Crespa – Pavuna); Rafaela Pina (Cool Hunter Favela – Realengo), Marcos Moura (Coletivo Ponte Cultural – São Gonçalo); Jessé Andarilho (Marginow – Antares); Luciano Guimarães (Animação Original – Jacarepaguá); MC Martina (Alemão); Osmar Paulino (Faim – Duque de Caxias); Thaisa Machado – Afrofunk (Centro) e Lorran Dias (Maré – Anarca Filmes)

18h | Lançamento do Edital Agenda Rio 2030, do Fundo Casa Fluminense

18h30 | FESTA com Dj Quitta, Pocket show da Canto Cego e Dj Rajão

23h | Encerramento

SERVIÇO

Seminário “Metrópole Transcultural – Retratos das periferias”

Data: 27 de abril de 2019 (sábado)

Horário: 14h

Local: Galpão Bela Maré

Endereço: Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré (Entre as passarelas 9 e 10 da Avenida Brasil)

Entrada: Gratuita

Agenda Rio

Conheça o projeto

Outras Notícias