Biblioteca Virtual

BAÍA DE SEPETIBA: FRONTEIRA DO DESENVOLVIMENTISMO E OS LIMITES PARA A CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

PACS – Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul

O objetivo da reflexão a seguir é problematizar os planos que são postos em marcha na Baía de Sepetiba. Será possível compatibilizar os projetos de vida da população (desta e das gerações futuras) com os planos previstos para a região e a magnitude dos impactos sociais e ambientais negativos que produzem?asda

Download

GUIA GPS — GESTÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL

Programa Cidades Sustentáveis

Este guia coloca à disposição prefeituras brasileiras um conjunto de conceitos, ferramentas, metas e indicadores para que a gestão pública municipal possa se aperfeiçoar e avançar em planejamentos inovadores e sintonizados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Download

NOTA TÉCNICA: DESCENTRALIZAÇÃO ECONÔMICA NO RIO DE JANEIRO

Casa Fluminense

A primeira nota técnica da Casa Fluminense versa sobre o contexto da descentralização econômica em direção à Baixada e Leste Fluminenses e ao interior do estado, oferecendo diagnósticos e propostas para sua operacionalização. O policy mesmo, divide-se em quatro partes, sejam elas: contexto, análise, questões-chave e propostas.

Download

ESTRATÉGIAS LOCAIS PARA EXPANDIR OS INVESTIMENTOS EM TRANSPORTE URBANO

ITDP

Para reduzir a dependência de recursos de outras esferas de governo, fortalecer a capacidade local de planejamento de longo prazo e investimentos em infraestrutura de transporte urbano de grande porte, é preciso aumentar as receitas geradas localmente, assim como atrair investimentos externos.

Download

AGENDA 21 MARICÁ

Fórum Local da Agenda 21 de Maricá

Este documento serve de base para que as comunidades sejam direcionadas para um futuro sustentável, ambiental e socialmente, propondo ações para que se alcance essa estrutura. Mais uma vez, e destacada a importância do fortalecimento dos governos locais e seu envolvimento nesse esforço, através da construção de parcerias entre autoridades locais e outros setores.

Download

AGENDA 21 TANGUÁ

Fórum Local da Agenda 21 de Tanguá

Para a elaboração da Agenda 21 de Tanguá, foi adotada a metodologia participativa, através da união e do esforço dos setores da sociedade tanguaense. Ao longo do trabalho, a identificação de problemas e potencialidades locais permitiu o apontamento de soluções e ações, pautadas nos conceitos de desenvolvimento sustentável.

Download

AGENDA 21 RIO BONITO

Fórum Local da Agenda 21 de Rio Bonito

O presente documento é resultado de um processo aberto, participativo e democrático que reuniu cidadãos rio-bonitenses e grupo de voluntários, a fim de identificar necessidades, potencialidades, prioridades e propostas para o município, tendo como fruto elaboração um plano de ação e metas.

Download

AGENDA 21 MAGÉ

Fórum Local da Agenda 21 de Magé

A construção da Agenda 21 Magé trouxe a possibilidade de discutir a cidade, seus problemas e potencialidades, e apontar as transformações necessárias para tornar o município melhor do ponto de vista da sustentabilidade, da cidadania e da democracia, com responsabilidade social e ambiental.

Download

AGENDA 21 GUAPIMIRIM

Fórum Local da Agenda 21 de Guapimirim

Mais de dois terços das declarações da Agenda 21, adotadas pelos governos nacionais, não podem ser cumpridas sem a cooperação dos governos locais. Por isso a ideia da estratégia de Agenda 21 Local – um documento que estabeleça a visão de uma comunidade para um futuro desejável e as ações que devem ser realizadas para se chegar a ele

Download

AGENDA 21 NITERÓI

Fórum Local da Agenda 21 de Niterói

A Agenda 21 Local é um processo de elaboração de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável construído a partir de um levantamento dos problemas, preocupações e potencialidades de cada território, seguido da elaboração de um plano local, de forma consensual e com ampla participação de todos os setores da sociedade.

Download

AGENDA 21 SÃO GONÇALO

Fórum Local da Agenda 21 de São Gonçalo

Seguindo as premissas da Agenda 21 brasileira, esse documento contou com o fomento da Petrobras. É fruto do esforço de diversos atores econômicos e da participação democrática e representativa da sociedade, que culminou na construção do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável de São Gonçalo.

Download

AGENDA 21 ITABORAÍ

Fórum Local da Agenda 21 de Itaboraí

Esta Agenda registra o trabalho árduo de vários munícipes e colaboradores que se reuniram para discutir o desenvolvimento sustentável de Itaboraí. O processo mobilizou diversos setores da sociedade, orientando-se à identificação das potencialidades e demandas locais e a busca por soluções sustentáveis.

Download

PLANO POPULAR DA VILA AUTÓDROMO

AMPVA — Associação de Moradores e Pescadores da Vila Autódromo Moradores e comunidades da Vila Autódromo

Para elaborar e levar adiante este plano popular, os moradores da Vila Autódromo assumiram o desafio de elaborar e concretizar um novo tipo de planejamento. Os moradores elegeram suas prioridades em termos de moradia, saneamento e meio ambiente, transporte público, educação, serviços de saúde e cultura.

Download

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS DO SANEAMENTO NA BAÍA DE GUANABARA

Instituto Trata Brasil

A pesquisa aborda os benefícios econômicos da expansão do saneamento básico às pessoas que vivem nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, destacando aspectos positivos relacionados à educação, turismo, valorização imobiliária e produtividade (trabalho e renda) e, principalmente, saúde.

Download

RIO DE JANEIRO: TRANSFORMAÇÕES NA ORDEM URBANA

Observatório das Metrópoles

Análise sobre as mudanças urbanas ocorridas na metrópole fluminense, entre 1980 e 2010, a partir de temas como estrutura produtiva, transição demográfica, organização social do território, mobilidade urbana, moradia, saneamento básico e governança urbana. A coletânea de 20 capítulos reúne textos assinados por 24 pesquisadores.

Download

METAS DE SUSTENTABILIDADE PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Programa Cidades Sustentáveis

A publicação apresenta exemplos de boas práticas que podem servir como referências para a gestão das administrações municipais. O documento dá ênfase à importância do planejamento técnico aliado a processos participativos em que o conhecimento acumulado sobre gestão é posto à prova diante das prioridades apontadas pela população.

Download

PROJETO CENTRAL – ACELERAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO NO RIO DE JANEIRO

Movimento Projeto Central

O Projeto Central – Aceleração do Transporte Ferroviário no Rio de Janeiro é o primeiro de uma série de publicações que visa contribuir para formulação e desenvolvimento de políticas públicas em mobilidade via sistema ferroviário, capazes de atender às necessidades da população e promover igualdade e bem estar coletivo. Trata-se de conjunto de propostas que contou com a participação da sociedade na seleção e definição de políticas.

Download

RIO METROPOLITANO: MOBILIDADE, DESIGUALDADE E OS DESAFIOS DE REEQUILIBRAR A METRÓPOLE

ITDP Brasil e Casa Fluminense

O estudo analisa o índice de proximidade ao transporte de média e alta capacidade (PNT) no município e na metrópole do Rio, revelando desigualdades no acesso ao transporte público, e levanta propostas para promover equidade.

Download

NOTA TÉCNICA: DESCENTRALIZAÇÃO ECONÔMICA NO RIO DE JANEIRO

Casa Fluminense

A primeira nota técnica da Casa Fluminense versa sobre o contexto da descentralização econômica em direção à Baixada e Leste Fluminenses e ao interior do estado, oferecendo diagnósticos e propostas para sua operacionalização. O policy mesmo, divide-se em quatro partes, sejam elas: contexto, análise, questões-chave e propostas.

Download

CONSTRUIR UMA AGENDA PARA A CIDADE METROPOLITANA

Casa Fluminense

A presente sistematização é resultado da construção compartilhada de uma visão de futuro para o Rio realizada pela rede de parceiros da Casa durante o 7º Fórum Rio, que aconteceu no dia 2 de abril de 2016 na Pavuna. Os desafios e propostas levantados no encontro tem papel central no processo de atualização da Agenda Rio.

Download

10 MEDIDAS PARA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL EM JAPERI-RJ

Mobiliza Japeri

Contando com a participação popular e o acúmulo de diferentes entidades da sociedade civil, o 1º Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Japeri se propôs a identificar os principais desafios do município no tema. O presente documento é uma contribuição com propostas que resultaram das discussões.

Download

SETE PASSOS – COMO CONSTRUIR UM PLANO DE MOBILIDADE URBANA

WRI Brasil

A publicação aponta um conjunto de orientações para incorporar requisitos essenciais estabelecidos pela Política Nacional de Mobilidade ao plano da cidade. O material também enfatiza aspectos como a necessidade da participação social e o incentivo à institucionalização ao transformar o plano em lei aprovada na Câmara dos Vereadores.

Download

PADRÃO DE QUALIDADE TOD

ITDP

O Padrão TOD trata do tipo de empreendimento que maximiza os benefícios do transporte público ao colocar a ênfase de volta nos usuários, a partir de um planejamento cuidadoso, em uma concepção de características de uso do solo e de formas de construção que priorizam o transporte de alta capacidade, o pedestre e a bicicleta.

Download

MEGAEVENTOS E VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS NO RIO DE JANEIRO

Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro

Terceira edição do dossiê traz informações sobre agravamento do desrespeito aos Direitos Humanos e ao Direito Coletivo à Cidade no município do Rio de Janeiro, no contexto de Copa e Olimpíadas, detendo-se mais detidamente em questões relacionadas à moradia, segurança pública, mobilidade, meio ambiente, trabalho e participação social.

Download

RIO DE JANEIRO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Rio Como Vamos

Avaliação da percepção dos moradores da cidade do Rio de Janeiro sobre temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e mapeamento dos desafios considerados prioritários para o aumento da qualidade de vida na cidade. Saúde, segurança e educação foram apontados como as principais preocupações dos cariocas.

Download

CARTA DA BAIXADA – POR SEGURANÇA CIDADÃ E UMA CULTURA DE PAZ

Casa Fluminense e Fórum Grita Baixada

Documento contém propostas de políticas públicas para defesa da vida na Baixada Fluminense, endereçadas às instâncias municipal, estadual e federal de governo. O documento é resultado do Curso de Segurança Pública e Cidadã da Baixada Fluminense, realizado pelo Fórum Grita Baixada e a Casa Fluminense no início de 2015.

Download

IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO E DA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL NA VIDA DAS MULHERES MORADORAS DO CAJU E DE MANGUINHOS

Fase

Esta publicação é o resultado do trabalho de moradoras dos Complexos de Favelas do Caju e de Manguinhos, de educadoras populares, militantes e pesquisadoras de organizações acadêmicas e de defesa dos direitos humanos que se reuniram para debater, analisar e buscar meios para combater a violência institucional cometida contra as mulheres.

Download

GUIA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA LETAL CONTRA ADOLESCENTES E JOVENS

Observatório de Favelas / Unicef / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

O Guia é parte do Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens (PVRL) e tem o objetivo de proporcionar uma metodologia que oriente os gestores dos municípios brasileiros na elaboração de políticas públicas voltadas para a redução da violência letal contra adolescentes e jovens.

Download

MAPA DA VIOLÊNCIA: OS JOVENS DO BRASIL

Mapa da Violência

O trabalho desenvolvido pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz traz o diagnóstico que os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil, e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos.

Download

DOSSIÊ CRIANÇA E ADOLESCENTE 2015

Instituto de Segurança Pública

A terceira edição do Dossiê Criança e Adolescente traz análise descritiva de dados sobre vítimas de violência menores de 18 anos e de adolescentes em conflito com a lei. O documento inclui ainda subsídios para a discussão sobre políticas de proteção à criança e ao adolescente e de prevenção da criminalidade na juventude.

Download

VOCÊ MATOU MEU FILHO: HOMICÍDIOS COMETIDOS PELA POLÍCIA MILITAR NA CIDADE DO RJ

Anistia Internacional Brasil

Relatório baseado em casos de homicídios praticados por policiais militares nos anos de 2014 e 2015 na cidade do Rio de Janeiro, elaborado a partir de entrevistas e coleta de dados dos inquéritos policiais. Verificou-se a existência de fortes indícios de execuções extrajudiciais e um padrão de uso desproporcional da força pela PMRJ.

Download

PLANO DE AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE JARDIM GRAMACHO

Fórum Comunitário de Jardim Gramacho

O Plano de Ação de Desenvolvimento Comunitário de Jardim Gramacho é fruto da reflexões de pessoas reunidas no Fórum Comunitário de Jardim Gramacho com o objetivo de criar um novo plano de ação para o bairro, refletindo sobre as questões e problemas de cada área específica e definindo as atividades necessária para as suas resoluções.

Download

CONTRIBUIÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Instituto Baía de Guanabara

Escrita em meio ao processo eleitoral de 2014, a carta enumera ações e medidas para combater o despejo de esgoto não-tratado e resíduos sólidos nos rios da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara, tecendo considerações sobre iniciativas de articulação entre os diversos níveis de governo, iniciativa privada e sociedade civil.

Download

Crime e Polícia no #RiodeJaneiro: relatos em páginas do Facebook

Cesec UCAMPablo Nunes

No contexto de retração dos jornais impressos e o avanço da internet, novos fenômenos de consumo e produção de informações têm se estabelecido, especialmente a partir de redes sociais. O Rio de Janeiro tem assistido à multiplicação de “páginas de bairros” no Facebook, onde notícias sobre violência são o foco principal, ainda que não exclusivo.

Download

VIOLÊNCIA E POLÍCIA: TRÊS DÉCADAS DE POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO RIO DE JANEIRO

Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC)

Neste artigo discute-se o que a variável explicativa mais forte para entender as particularidades e a intensidade da criminalidade e da violência no Rio de Janeiro ao longo de três décadas é a própria polícia e as políticas de segurança levadas a cabo ao longo dos governos desde antes do fim da ditadura.

Download

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
quis eget massa consequat. Phasellus lectus nunc justo Curabitur id