SOBRE A CASA

A Casa Fluminense é um espaço para construção de políticas e ações públicas por um Rio mais justo, democrático e sustentável. Nossa atuação começou em 2013 com ativistas, pesquisadores e cidadãos que acreditam nas ações compartilhadas para o desenvolvimento inclusivo e sustentável em nossas cidades, bairros e favelas na Região Metropolitana do Rio.

Para que nossas ações continuem acontecendo no Rio, precisamos de pessoas que apoiem a construção de soluções por  uma metrópole mais justa. Você pode contribuir com a Casa Fluminense por:

Doação pontual

Doação recorrente

PROJETOS

Curso de Políticas Públicas

A formação possui o objetivo de fortalecer a capacidade de pessoas e organizações nos debates e monitoramento das políticas públicas do Rio. O curso conta com a parceria com o Grupo Casa e possui certificado de extensão do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). 

FUNDO CASA FLUMINENSE

Cineclube e roda de conversa Saneamento Básico, Japeri

Por editais ou apoios diretos, a Casa incentiva e dá suporte a iniciativas dá sociedade civil engajadas na elaboração de políticas públicas, incidência no debate público ou em soluções para desafios locais.

Fórum Rio

Por meio do Fórum Rio incentivamos a articulação e o fortalecimento da rede de associados e parceiros, estimulando a cooperação entre as pessoas e a construção de uma visão de futuro para a metrópole do Rio.

Materialização da Doação

Ampliar nossa ação cidadã é fazer com que a luta por políticas públicas chegue a diferentes grupos em todo o território metropolitano. Com a sua doação podemos continuar a realizar projetos por um Rio mais justo e democrático.

192

lideranças impactadas pelo Curso de Políticas Públicas

133

ações apoiadas pelo Fundo Casa Fluminense

14

publicações com propostas e diagnósticos de políticas públicas na RMRJ

DADOS E NARRATIVAS

Agenda Rio 2030

A Agenda Rio é uma plataforma que reúne propostas e políticas para o Rio. Na edição 2030 priorizamos ações para habitação, emprego, transporte, segurança, saneamento, saúde, educação, cultura, assistência social e gestão pública. 

Mapa da Desigualdade

O Mapa da Desigualdade mostra indicadores sociais baseados nos dados coletados em 22 municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com diagnóstico dos desafios locais, desejamos ampliar o debate público e mobilizar lideranças para o melhor planejamento da nossa metrópole. 

Reportagens Especiais

Esses conteúdos são uma abertura para debates, monitoramento de políticas públicas e elaboração de propostas. Por meio das reportagens especiais aprofundamos realidades que precisam ser levadas em conta, trazemos histórias reais e informações que mobilizam.

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
venenatis, elementum risus efficitur. dolor. Donec libero odio mattis