Fortalecendo soluções locais para enfrentar desafios emergenciais e estruturais.

O que é o fundo

O Fundo Casa Fluminense fomenta a atuação de movimentos, coletivos e organizações comunitárias que atuam em ações de mobilização comunitária, de monitoramento cidadão, de defesa de direitos e na promoção de soluções locais para os desafios estruturais vivenciados pela população nas periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Acreditamos que abrir caminhos para a superação das desigualdades do Rio metropolitano é uma tarefa coletiva que deve ser pautada pela atuação das lideranças sociais da periferia, com protagonismo das mulheres, dos negros e negras, da juventude, da população lgbt+ e outros grupos que mais experimentam seus efeitos e historicamente menos acessam recursos de fomento.

R$ 1.144.718,81

distribuídos

+

14

cidades na RMRJ

+

270

projetos

linha do tempo

De que forma apoiamos

Apoio a pré-vestibular comunitário

Com foco no desenvolvimento institucional de pré-vestibulares populares e comunitários atuantes nas periferias da RMRJ, através do fomento direto e da promoção de intercâmbio de boas práticas pedagógicas e de gestão, a fim de ampliar o acesso dos estudantes à universidade através das ações afirmativas.

Apoio direto

Destinado para eventos e iniciativas pontuais como seminários, atos, eventos culturais e demais iniciativas que promovam o debate sobre desafios e soluções para o Rio metropolitano através do aporte de pequenos valores e do apoio na mobilização e comunicação.

Edital Agenda Rio

Voltada para iniciativas de soluções locais ou que contribuam para o debate, monitoramento e incidência em torno das metas traçadas na Agenda Rio 2030. Tais como cursos de políticas públicas, a agendas locais de políticas públicas, festivais culturais, ações de comunicação e projetos de assistência social, entre outros.

QUEM JÁ APOIAMOS

Blog

Rede comuá

Desde 2019,  a Casa Fluminense é membro da Rede Comuá, um espaço que reúne fundos e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça social, direitos humanos, cidadania e desenvolvimento comunitário.

Financiadores

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
felis Lorem mattis adipiscing lectus elit. efficitur. venenatis, non vulputate, sem,