Atuação

Defendemos uma agenda pública voltada universalmente a todo o território e população da cidade metropolitana do Rio

Estratégia

Mobilização

Articulamos organizações e cidadãos engajados na construção pública do Rio por meio da colaboração permanente em encontros, cursos e fóruns, e o estímulo à circulação pelo Rio inteiro.

Informação

Agregamos informações e dados sobre a metrópole fluminense, qualificando a formulação de propostas e promovendo o monitoramento das políticas públicas.

Incidência

Atuamos para fazer com que as propostas geradas na rede de parceiros alcancem o debate público, os meios de comunicação, o poder público e a sociedade fluminense como um todo.

CURSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Realizado anualmente, o curso buscar gerar capacidades em atores diversos da sociedade civil para a participação aprofundada na formulação, debate e monitoramento de políticas públicas. É aberto a lideranças, ativistas e integrantes de organizações atuantes em todos os pontos da metrópole.

Conheça

MAPA DA PARTICIPAÇÃO

Todo o processo de cooperação e expansão permanente da rede é acompanhado pela atualização regular do Mapa da Participação, ferramenta de georreferenciamento para a visualização dos atores sociais com atuação pública no Rio inteiro.

Veja o mapa

Fórum Rio

É o encontro regular entre associados e parceiros da Casa Fluminense, sempre num ponto diferente da metrópole, para debater e propor políticas públicas e dialogar com representantes do poder público. A realização dos Fóruns estimula a circulação pela metrópole e articulação com novas organizações.

Saiba mais

Fundo Casa Fluminense

Ferramenta para apoiar iniciativas de mobilização, formulação e defesa de políticas públicas com participação social em toda a cidade metropolitana, o Fundo oferece suporte a coletivos, movimentos e cidadãos para fortalecer capacidades no dia-a-dia da ação cidadã e aprofundar a incidência sobre a agenda e gestão pública para a materialização das prioridades da Agenda Rio.

Conheça!

Mapa da Desigualdade 2020

O Mapa agrega 40 indicadores sobre dez temas estratégicos para retratar os desafios estruturais da realidade metropolitana do Rio de Janeiro. Os dados são atualizados de acordo com a publicação mais recente por fontes oficiais.

Navegue

Painel de Monitoramento da Gestão Municipal

Visualize quais municípios da metrópole contam com os principais instrumentos de planejamento e gestão pública previstos em lei: Plano de Metas, Plano Diretor, Plano Municipal de Mobilidade Urbana, Plano Municipal de Saneamento Básico, Plano Municipal Resíduos Sólidos, Lei de Acesso à Informação e celebração de consórcios públicos.

Confira

Caderno de Experiências ODS no Rio Metropolitano e no Brasil

O caderno reúne 30 experiências que apontam caminhos práticos para alcançar a Agenda 2030, estejam elas relacionadas diretamente aos ODS ou dando suporte a ações e políticas públicas que concorram no sentido de territorializar as métricas. As experiências elencadas foram divididas em: alinhadas aos ODS; que utilizam a escala metropolitana, atuando em RMs; e que unem a pauta da Agenda 2030 à agenda metropolitana (ODS + RMs).

Conheça

Painel do Legislativo

A necessidade de uma cultura de monitoramento e controle social fica ainda mais evidente com os casos de escândalos de corrupção e a prisão de parlamentares envolvendo a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. No esforço de colaborar para maior transparência e aperfeiçoamento da gestão pública, a Casa Fluminense lançou o Painel do Legislativo, uma plataforma de fácil navegação para a população acessar a produção legislativa da Alerj no período 2015 - 2017. Foram 4.506 proposições classificadas, dentre as quais 1.329 alinhadas com um ou mais temas da Agenda Rio e 1.408 com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Use os filtros e navegue

Rio Por Inteiro

A Casa Fluminense, a Fundação Cidadania Inteligente (FCI) e seus parceiros da sociedade civil lançaram a campanha Rio Por Inteiro, que reúne organizações e movimentos sociais, cidadãos/cidadãs, propostas e candidatos/as em uma plataforma construída com base na tecnologia Vota Inteligente, desenvolvida pela FCI e utilizada nas eleições nacionais do Chile em 2017. O objetivo é promover um movimento da sociedade civil e suprapartidário em torno de propostas capazes de ampliar oportunidades e reduzir desigualdades na região metropolitana do Rio.

Conheça esse movimento

Almanaque Agenda Rio

A publicação da Casa Fluminense traz panorama da última década sobre gestão pública e planejamento urbano no Rio metropolitano. Nela você vai conhecer uma análise sobre a implementação de políticas públicas de 2007 até 2017 e identificar diversas questões prioritárias para incidência e mobilização com foco na redução das desigualdades e desenvolvimento sustentável inclusivo. Cada capítulo do estudo apresenta uma série de iniciativas coletivas e potentes da sociedade civil e um conjunto de boas práticas governamentais nacionais e internacionais para nos inspirar a projetar o Rio que queremos. Disponível para download.

LEIA

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
consectetur nec Aenean Phasellus pulvinar mattis accumsan quis, leo venenatis porta.