A Agenda Rio 2030 reúne um conjunto de políticas públicas articuladas para a região metropolitana do Rio de Janeiro, na busca por justiça econômica, racial, de gênero, e socioambiental. Organizada pela Casa Fluminense, o conteúdo é produzido a partir de processos de escuta coletiva com a rede de parceiros, através de entrevistas, encontros colaborativos e consulta online. Nesta quarta edição, de 2020, trazemos 10 eixos temáticos com 10 propostas em cada um. Destacamos algumas prioridades:
e entenda mais sobre os desafios
e entenda todas as nossas propostas
O debate eleitoral é uma oportunidade para defender coletivamente nossas visões e propostas, em busca de influenciar as prioridades do próximo mandato. Por isso, uma nova edição é lançada a cada eleição.
O debate eleitoral é uma oportunidade para defender coletivamente nossas visões e propostas, em busca de influenciar as prioridades do próximo mandato. Por isso, uma nova edição é lançada a cada eleição.
A metodologia da Agenda Rio se difundiu para cinco iniciativas locais de proposição de ações na Região Metropolitana do Rio. A partir das potencialidades e desafios territoriais, os grupos de Queimados, Japeri, São Gonçalo, Santa Cruz e Maré estão construindo sua visão de futuro para melhoria das condições de vida de seus moradores.
“O Plano Santa Cruz 2030 traz metas e propostas para o desenvolvimento sustentável da Zona Oeste, com foco nos bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Com muito protagonismo dos moradores e lideranças locais, a construção coletiva resultou em 40 propostas nos temas de saúde, educação, cultura e emprego.”
“Estamos construindo um manifesto pelo direito à cidade de Queimados, em busca de reduzir desigualdades e superar a violência. O Golfinhos da Baixada, Pedala, Ampara, bxd_Qm2 e vários parceiros estão somando forças para apresentar, em breve, 18 propostas sobre governo aberto, emprego, mobilidade, saúde, saneamento, educação, cultura e esporte.”
“Depois do Curso de Políticas Públicas em parceria com a Casa, nós do Mobiliza Japeri, do Fórum Popular Permanente de Japeri, do Grupo Código e do SEPE nos juntamos para construir uma agenda que lute por uma Japeri mais humana e sustentável, nos temas da economia, sociedade, meio ambiente e governança. É hora de valorizar nossas potências.”
“A Carta 2030 para o Saneamento Básico na Maré quer chamar atenção para o racismo ambiental e a falta de compromisso do poder público para com a água, o lixo e o esgoto na favela. Nós do Data_labe, com apoio da Casa e Redes da Maré, fizemos encontros com os moradores para construí-la e lutar por melhorias para as próximas gerações.”
“Criamos o Ressuscita São Gonçalo para produzir diagnósticos e debates a partir da visão dos moradores sobre qual cidade queremos viver em 10 anos. Agora estamos construindo um documento com 40 propostas que servirão de conteúdo para incidir nas eleições e no debate com a população a partir das prioridades locais.”