Em um dos municípios com o maior tempo médio de deslocamento casa-trabalho, o Mobiliza Japeri surge com objetivo de defender o transporte público como um direito social. Nas busca por uma mobilidade urbana sustentável, o movimento tem incidido junto ao poder público cobrando mudanças não só na questão do transporte, mas também na gestão da agricultura familiar e do turismo na cidade. O Mobiliza participou ativamente na construção dos principais planos da cidade e recentemente lançou uma agenda local com propostas visando os próximos anos da cidade. Saiba mais as atividades do grupo em 3 pontos:
1- Atuação com o curso “Direitos Humanos e Políticas Públicas! O que isso tem em comum?”
Com focos nas questões orçamentárias da cidade, a formação é voltada para os moradores da cidade e arredores que se reuniram durante os últimos três meses para discutir eixos centrais para a gestão municipal. Para o encerramento do curso, a organização prevê a divulgação de pelo menos três documentos críticos de análise orçamentária de Japeri e outras questões, incluindo diagnóstico sobre o Plano Plurianual (PPA) da cidade. A previsão dos organizadores, que estão finalizando os documentos, é que os diagnósticos sejam enviados e apresentados na Câmara dos Vereadores do município.
2- Conversa com território
Em 2020, o Mobiliza Japeri, em parceria com outros movimentos da cidade, produziu a Agenda Japeri 2030. A publicação reúne uma série de diagnósticos e propostas de políticas públicas por uma Japeri mais humana e sustentável. Desde sua criação, o movimento conseguiu ampliar a participação da sociedade civil nas decisões políticas da cidade. Nessa luta, o grupo passou a ter um peso não só na cobrança por melhorias como também na elaboração de políticas públicas essenciais como os planejamentos orçamentários. Em 2019, o Mobiliza participou da atualização do Plano Diretor Municipal e também da da construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado de Japeri.
3- Efeito Mobiliza Japeri
O Mobiliza Japeri é uma organização que busca incidir junto ao poder público de maneira apartidária e tem como uma das vontades mostrar para a população que todo o cidadão pode ser um agente de mudança. Patrícia Alves, diretora administrativa do Mobiliza Japeri, contou que a realização do curso de políticas públicas este ano renovou o trabalho realizado pela coordenação do movimento. Em um momento político complexo, a troca com os alunos e formação aumentou o gás e as forças dos integrantes.
“Alguns participantes entraram desacreditados na construção de políticas públicas dentro de Japeri e através do curso eles puderam renovar a esperança e ver que é sim possível continuar construindo através de movimentos tocados pela sociedade civil. Só de ouvir esses relatos, para gente já é um estímulo também. A coordenação e os alunos aprenderam juntos um pouco mais sobre direitos humanos, isso vai ajudar a gente se preparar ainda mais de maneira técnica para incidir na nossa cidade”, contou Patrícia.