Fundo Casa vai selecionar 30 projetos sociais da metrópole do Rio

Texto por
Luize Sampaio
Data
27 de julho de 2022

O mundo inteiro entrou na década da ação, faltam menos de 10 anos para chegarmos em 2030. De acordos climáticos internacionais às lutas nos territórios, existem inúmeros projetos que estão atuando para garantir uma nova possibilidade de futuro para os seus. Por isso, a Casa Fluminense lança uma nova edição do edital Fundo Casa com objetivo de fortalecer 30 projetos com o apoio de 10 mil reais. 

A última edição do Edital Agenda Rio 2030 apoiou diversos projetos e temas, entre eles o debate da moradia digna com grupos de luta por habitação no centro como a Ocupação Vito Giannoti.

A Casa vai escolher entre coletivos, movimentos sociais, organizações e iniciativas econômicas de todas as periferias dos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As inscrições iniciaram hoje (27/07) e vão até 23h59 do dia 14 de agosto de 2022

Quem pode se inscrever?

O primeiro passo é acessar a Agenda Rio 2030 e identificar se seu projeto ou grupo de ação realiza trabalhos que dialoguem com alguma das 48 propostas produzidas pela Casa. Se estão atuando em prol da justiça racial, justiça de gênero, justiça climática e justiça econômica dentro do Rio de Janeiro – possivelmente, vocês estão aptos a concorrer ao edital. Vale lembrar que os 10 mil reais direcionados a cada um dos contemplados devem ser usados em uma das seguintes frentes: no fortalecimento institucional, na elaboração de uma Agenda Local ou na realização de uma ação voltada para a solução local. Todas essas informações estão detalhadas no edital. 

Essa é a sexta edição do Edital Agenda Rio do Fundo Casa Fluminense, que tem sido amadurecido para ser um espaço de suporte para os projetos locais que apoia. Então, os contemplados deste ano vão contar também com oficinas de: prestação de contas, guia para as agendas locais, de relatório narrativo, de como tirar o CNPJ,  advocacy e momentos de trocas de experiências com os outros projetos selecionados. A ideia é que com esse movimento, o edital consiga  fortalecer a atuação de organizações da sociedade civil na metrópole e impulsionar o debate de políticas públicas a partir da Agenda Rio 2030.

A produção de alimentos por agricultura familiar e agroecologia nas periferias da Região Metropolitana do Rio também foi uma causa apoiada pelo Fundo Casa Fluminense na última edição.

De olho em 2030

Para entender melhor como será o processo de seleção e os critérios para concorrer, acesse o edital que já está disponível. O resultado da seleção será divulgado no dia 01 de setembro de 2022 aqui no site da Casa Fluminense.

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
dolor ultricies vel, lectus dolor. Donec pulvinar tempus justo