Fundo Casa Fluminense

Iniciativa que apoia movimentos, coletivos e organizações comunitárias que trabalham com mobilização, monitoramento, defesa de direitos e soluções locais para problemas enfrentados pela população nas periferias.

Fortalecendo soluções locais
para cidades 2030

O Fundo Casa Fluminense fomenta a atuação de movimentos, coletivos e organizações comunitárias que atuam em ações de mobilização comunitária, de monitoramento cidadão, de defesa de direitos e na promoção de soluções locais para os desafios estruturais vivenciados pela população nas periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Acreditamos que abrir caminhos para a superação das desigualdades é uma tarefa coletiva que deve ser pautada pela atuação das lideranças sociais da periferia, com protagonismo das mulheres, dos negros e negras, da juventude, da população lgbtqia+ e outros grupos que mais experimentam seus efeitos e historicamente menos acessam recursos de fomento.

Mais de

R$ 1,5 milhão

distribuídos

14 cidades

da RMRJ

Mais de

270 projetos

De que forma apoiamos

Edital Agenda Rio 2030

Juventude Popular na Universidade

Apoio Direto

Quem já apoiamos

Incidência na Filantropia

A Casa Fluminense junto com outras organizações membros da Rede Comuá compoe a iniciativa conjunta Aliança Territorial – Fortalecendo Comunidades e Territórios. O objetivo da aliança é territorializar a filantropia entendendo que construção de justiça socioambiental e cultural precisa ter como centralidade os territórios e populações mais impactados pelas desigualdades.

Desde 2019,  a Casa Fluminense é membro da Rede Comuá, um espaço que reúne fundos e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça social, direitos humanos, cidadania e desenvolvimento comunitário.

Voltada para iniciativas de soluções locais ou que contribuam para o debate, monitoramento e incidência em torno das metas traçadas na Agenda Rio 2030. Tais como cursos de políticas públicas, agendas locais de políticas públicas, festivais culturais, ações de comunicação e projetos de assistência social, entre outros.

Com foco no desenvolvimento institucional de pré-vestibulares populares e comunitários atuantes nas periferias da RMRJ, através do fomento direto e da promoção de intercâmbio de boas práticas pedagógicas e de gestão, a fim de ampliar o acesso dos estudantes à universidade através das ações afirmativas.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT