Biblioteca

Plataforma que reúne uma variedade de publicações focadas em políticas públicas e desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Acesse a nossa biblioteca

Confira os materiais produzidos pela Casa

Tema
Área
MAPA DA VIOLÊNCIA: OS JOVENS DO BRASIL

Mapa da Violência

O trabalho desenvolvido pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz traz o diagnóstico que os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil, e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos.

DOSSIÊ CRIANÇA E ADOLESCENTE 2015

Instituto de Segurança Pública

A terceira edição do Dossiê Criança e Adolescente traz análise descritiva de dados sobre vítimas de violência menores de 18 anos e de adolescentes em conflito com a lei. O documento inclui ainda subsídios para a discussão sobre políticas de proteção à criança e ao adolescente e de prevenção da criminalidade na juventude.

VOCÊ MATOU MEU FILHO: HOMICÍDIOS COMETIDOS PELA POLÍCIA MILITAR NA CIDADE DO RJ

Anistia Internacional Brasil

Relatório baseado em casos de homicídios praticados por policiais militares nos anos de 2014 e 2015 na cidade do Rio de Janeiro, elaborado a partir de entrevistas e coleta de dados dos inquéritos policiais. Verificou-se a existência de fortes indícios de execuções extrajudiciais e um padrão de uso desproporcional da força pela PMRJ.

PLANO DE AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE JARDIM GRAMACHO

Fórum Comunitário de Jardim Gramacho

O Plano de Ação de Desenvolvimento Comunitário de Jardim Gramacho é fruto da reflexões de pessoas reunidas no Fórum Comunitário de Jardim Gramacho com o objetivo de criar um novo plano de ação para o bairro, refletindo sobre as questões e problemas de cada área específica e definindo as atividades necessária para as suas resoluções.

CONTRIBUIÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Instituto Baía de Guanabara

Escrita em meio ao processo eleitoral de 2014, a carta enumera ações e medidas para combater o despejo de esgoto não-tratado e resíduos sólidos nos rios da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara, tecendo considerações sobre iniciativas de articulação entre os diversos níveis de governo, iniciativa privada e sociedade civil.

Crime e Polícia no #RiodeJaneiro: relatos em páginas do Facebook

Cesec UCAMPablo Nunes

No contexto de retração dos jornais impressos e o avanço da internet, novos fenômenos de consumo e produção de informações têm se estabelecido, especialmente a partir de redes sociais. O Rio de Janeiro tem assistido à multiplicação de “páginas de bairros” no Facebook, onde notícias sobre violência são o foco principal, ainda que não exclusivo.

VIOLÊNCIA E POLÍCIA: TRÊS DÉCADAS DE POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO RIO DE JANEIRO

Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC)

Neste artigo discute-se o que a variável explicativa mais forte para entender as particularidades e a intensidade da criminalidade e da violência no Rio de Janeiro ao longo de três décadas é a própria polícia e as políticas de segurança levadas a cabo ao longo dos governos desde antes do fim da ditadura.

PADRÃO DE QUALIDADE TOD

ITDP

O Padrão TOD trata do tipo de empreendimento que maximiza os benefícios do transporte público ao colocar a ênfase de volta nos usuários, a partir de um planejamento cuidadoso, em uma concepção de características de uso do solo e de formas de construção que priorizam o transporte de alta capacidade, o pedestre e a bicicleta.

MEGAEVENTOS E VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS NO RIO DE JANEIRO

Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro

Terceira edição do dossiê traz informações sobre agravamento do desrespeito aos Direitos Humanos e ao Direito Coletivo à Cidade no município do Rio de Janeiro, no contexto de Copa e Olimpíadas, detendo-se mais detidamente em questões relacionadas à moradia, segurança pública, mobilidade, meio ambiente, trabalho e participação social.

RIO DE JANEIRO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Rio Como Vamos

Avaliação da percepção dos moradores da cidade do Rio de Janeiro sobre temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e mapeamento dos desafios considerados prioritários para o aumento da qualidade de vida na cidade. Saúde, segurança e educação foram apontados como as principais preocupações dos cariocas.

CARTA DA BAIXADA – POR SEGURANÇA CIDADÃ E UMA CULTURA DE PAZ

Casa Fluminense e Fórum Grita Baixada

Documento contém propostas de políticas públicas para defesa da vida na Baixada Fluminense, endereçadas às instâncias municipal, estadual e federal de governo. O documento é resultado do Curso de Segurança Pública e Cidadã da Baixada Fluminense, realizado pelo Fórum Grita Baixada e a Casa Fluminense no início de 2015.

IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO E DA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL NA VIDA DAS MULHERES MORADORAS DO CAJU E DE MANGUINHOS

Fase

Esta publicação é o resultado do trabalho de moradoras dos Complexos de Favelas do Caju e de Manguinhos, de educadoras populares, militantes e pesquisadoras de organizações acadêmicas e de defesa dos direitos humanos que se reuniram para debater, analisar e buscar meios para combater a violência institucional cometida contra as mulheres.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT