Com bikes de bambu, projeto quer transformar a cidade através da sustentabilidade

Texto por
Luize Sampaio
Data
16 de dezembro de 2021

Em um município cortado pela linha do trem, o projeto Pedala Queimados quer promover a transformação social da cidade através da bicicleta. Criada em 2015, a iniciativa tem como foco principal a geração de trabalho e renda, redução das desigualdades e promoção da cidadania dentro de Queimados. Conheça mais sobre o projeto em três pontos:

1- Atuação na sustentabilidade

A pandemia diminuiu as atividades promovidas pelo Pedala Queimados e para manter o projeto funcionando, o grupo agora está com seus esforços focados na produção de dez bicicletas feitas de bambu. Essa nova iniciativa chega como uma forma de captar recursos para a comunidade local. O objetivo é capacitar moradores como produtores dessas bicicletas e realizar aluguéis e passeios turísticos para a promoção do turismo sustentável e a valorização do território.

O Pedala Queimados está focado na produção de dez bicicletas feitas de bambu. Foto: Paulo Oliveira

2- Conversa com território

O Pedala Queimados é um projeto modelo na metrópole, principalmente na temática da mobilidade urbana e do transporte ativo. O Mapa da Desigualdade 2020 mostrou que 40% dos queimadenses dependem desse tipo de transporte para se locomover, em meio a alta das passagens e baixa oferta de transporte público na cidade. 

Na proposição de políticas públicas locais, Pedala é uma das organizações que integra a Agenda Queimados 2030 que defende o incentivo ao uso da bicicleta para assegurar o direito à cidade e ampliação de acesso a postos de trabalho, educação, serviços, equipamentos culturais e de lazer de forma sustentável e integrada. Entre as propostas defendidas está a criação de campanhas e ações que incentivem empresas, indústrias e comércios locais a adotarem as bicicletas como meio de transporte para o deslocamento de seus produtos, serviços e colaboradores.

As pedaladas que o grupo realiza tem mostrado o potencial para turismo sustentável de Queimados. Fotos: Paulo Oliveira

3- Efeito Pedala 

O projeto tem como principal missão conseguir promover a bicicleta como impulsionadora de mudanças sociais trazendo uma nova fonte de emprego e renda para os moradores. Nas ações do Pedala o foco é apresentar as potências de Queimados, essa é a forma que o fundador do Pedala, Carlos Greenbike, enxerga uma nova possibilidade de futuro para a cidade.

Carlos é fundador do projeto Pedala Queimados, iniciativa que promove o uso da bicicleta com foco em geração de renda, redução das desigualdade e fortalecimento da cidadania. Foto: Paulo Oliveira

“Recentemente realizamos mais uma pedalada que é um passeio para mostrar pontos do nosso território que tem potencial de mobilização turística, fomento à agricultura familiar e a economia solidária. Com a ajuda do Fundo Casa conseguimos regulamentar a nossa instituição, esse fortalecimento vai ser muito importante para a gente conseguir captar novos recursos para as próximas ações do Pedala”, concluiu o fundador do projeto.

Acompanhe o Pedala Queimados pelas redes sociais:

https://www.instagram.com/pedalaqueimados/ 

https://www.facebook.com/pedala.queimados.5

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
ut dolor venenatis, accumsan Aliquam consequat. amet, id commodo libero risus. leo.