Com as crianças e jovens, organização busca acelerar o desenvolvimento do Conjunto Urucânia e arredores

Texto por
Luize Sampaio
Data
6 de dezembro de 2021

A Associação Criar e Transformar nasceu há 5 anos com objetivo de fortalecer a inclusão e desenvolvimento das crianças, jovens e famílias moradoras do Conjunto Habitacional Maestro Olímpio Dos Santos e arredores, localizado no bairro Paciência, Zona Oeste do Rio. O território conhecido como Urucânia fica localizado dentro da Região Administrativa de Santa Cruz que, segundo o último Censo do IBGE (2010), possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade do Rio. Durante a pandemia essa desigualdade se acentuou e a organização parou suas atividades educacionais e culturais com a juventude para focar na distribuição de cestas básicas. Depois de dois anos, a  Criar e Transformar está voltando com as suas atividades presenciais com direito a uma nova sede reformada. Saiba mais sobre as ações da Associação por 3 pontos:

 

1- Atuação na volta das atividades presenciais 

Fachada da sede Associação Criar e Transformar, localizada no bairro Paciência, Zona Oeste do Rio.

A Associação Criar e Transformar sempre atuou junto às famílias do Conjunto Urucânia promovendo atividades para as crianças e adolescentes. Entre as ações ofertadas estavam aulas de reforço escolar, promoção de profissionalização para jovens, atividades esportivas, noções de cidadania, introdução à novas tecnologias, música e capacitação. Com o recurso do Fundo Casa, o grupo mobilizou uma reforma na sede da organização e faz planos para uma retomada mais intensa nas suas atividades presenciais,  que ficaram paralisadas nos últimos dois anos. Já na reta final da obra, entre os espaços mais aguardados está a instalação de uma brinquedoteca para as crianças, a ideia é que a sede também seja vista como um espaço de convivência comunitária. 

Shirley Ramos é idealizadora da Criar e Transformar e está no comando da reforma da sede.

2-  Conversa com território 

A organização busca por mudanças locais através da transformação da vida das crianças e adolescentes de Paciência. Entre os principais projetos tocados está o Papo Na Moral que ajuda os jovens a ingressarem no mercado de trabalho através de trocas sobre projeto de vida, desenvolvimento pessoal e cursos profissionalizantes. Outra ação marcante é o PROJETO DE ACESSO À LEITURA E À ESCRITA (PALE) que desestimula a evasão escolar na infância a partir das aulas de reforço e rodas de leitura. Neste ano, o grupo também realizou a primeira edição da Expofeira Vitrine de Urucânia que movimentou a economia criativa local e ajudou a promover e fortalecer a rede de empreendedorismo feminina da Zona Oeste RJ.

3- Efeito Associação Criar e Transformar 

Com um trabalho diverso, a Associação já alcançou mais de 1000 famílias com suas atividades e durante a pandemia ajudou continuamente 100 famílias em vulnerabilidade social. A gestora e idealizadora da Associação, Shirley Ramos, conta que agora a meta é conseguir ainda mais reconhecimento e profissionalização para  a organização.

“O fortalecimento que o Fundo Casa trouxe foi fundamental para a gente pensar e acelerar nos próximos passos. Um dos nossos objetivos para 2022 é conseguir o nosso Certificado de Autorização para Captação de Recursos Financeiros, isso vai ajudar muito nosso trabalho aqui no território. Vamos conseguir aumentar o atendimento e trazer mais aplicação de políticas públicas para os nossos. Como a gente não tinha nenhum recurso financeiro ou patrocinador, ficamos muito felizes com o impulso que o Fundo trouxe para a gente,’ explicou Shirley. 

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
quis non felis consequat. ut Curabitur velit,