As favelas e periferias do Rio de Janeiro são atravessadas por uma realidade complexa que deixa marcas da desigualdade, como a segurança pública, segurança alimentar e crises climáticas. Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, é um bairro que faz parte dessa realidade, onde o Coletivo Criação atua, se destacando como uma iniciativa que pauta a segurança alimentar como uma ferramenta de combate às desigualdades.
Fundado por Gaio Jorge, o coletivo é realizado por cinco jovens que atuam como uma resposta à realidade enfrentada principalmente nas periferias da metrópole do Rio, onde mais de 69% das mulheres negras vivem em situação de pobreza e extrema pobreza, e mais de 23 mil famílias estão cadastradas no CRAS, ultrapassando o limite de 5 mil famílias, segundo dados dos perfis municipais do Rio de Janeiro.
“Saberes e Sabores de Cria” foi uma ação realizada pelo coletivo, pensando em fortalecer o território e promover autonomia por meio da segurança alimentar. “Esse projeto surge para fortalecer a favela, trazendo um conhecimento científico de qualidade para que essas pessoas possam levar para suas vidas, fortalecendo suas casas, seus corres e suas famílias”, explica Gaio.
O coletivo promoveu um encontro onde foi debatido questões de segurança alimentar e realizou uma atividade que combinou práticas culinárias, como o reaproveitamento de alimentos, com as reflexões sobre a valorização dos saberes alimentares sociais e ancestrais, a partir de um espaço acolhedor, pensado para crianças, jovens, adultos e idosos, reafirmando a diversidade de experiências e saberes de crias que compõem as periferias.
Para Gaio, o sucesso do projeto é resultado de um apoio e esforço coletivo: “Tudo isso só foi possível graças ao meu time, que deu tudo de si para realizar esse sonho. Muito feliz de poder fazer isso junto da Casa Fluminense também. Meu coração está quentinho!”
Apoiados pelo Edital Agenda Rio 2030 do Fundo Casa Fluminense, o Coletivo realizou suas atividades a partir desse suporte que possibilitou a execução do projeto, buscando apresentar uma nova relação das pessoas com a alimentação, combatendo a fome e construindo uma rede de apoio no território.
O Coletivo Criação é um exemplo do potencial transformador das iniciativas produzida por crias das favelas e periferias no combate às desigualdades e na valorização dos saberes produzidos nestes territórios. O projeto uniu novas possibilidades para fortalecer territórios e projetar uma realidade mais justa para Honório Gurgel.