Mesmo estando entre os 15 municípios com a maior arrecadação do Brasil, a cidade de Niterói ainda apresenta cenários de profunda desigualdade. Cerca de 60% das mortes violentas do município são causadas por agentes do Estado, tendo pessoas negras como alvo em 82% dos casos; de acordo com dados dos Perfis Municipais divulgados pela Casa Fluminense. Além disso, a quantidade de domicílios em áreas de alto risco de deslizamentos também é maior que a média de toda a Região Metropolitana do RJ.
Para abordar estes e outros desafios, a Casa Fluminense dá continuidade aos “Encontros com Prefeitáveis”, desta vez trazendo os candidatos Rodrigo Neves (PDT) e Talíria Petrone (PSOL) para discutir sobre as urgências de Niterói, a partir de perguntas alinhadas com a Agenda Rio 2030.
As candidaturas foram sabatinadas separadamente por Luize Sampaio, coordenadora de informação da Casa Fluminense, que fez 10 perguntas baseadas nas 10 propostas prioritárias da Agenda Rio 2030. Além disso, o encontro também abriu espaço para perguntas de representantes do Observatório Colaborativo da Agenda Urbana Fluminense (OCA), que contribuiu com questões alinhadas às prioridades elaboradas pela organização.
Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da Casa Fluminense e no podcast Próxima Estação. Aproveite a oportunidade para comparar propostas e escolher as que melhor contribuem na luta por justiça racial, de gênero, econômica e climática.