Viajando pelo próprio território, grupo quer um novo futuro para comunidade

Texto por
Luize Sampaio
Data
29 de março de 2023

No dicionário, o termo itinerante significa “que se desloca, que viaja de um lugar a outro”. Esse conceito se aproxima das histórias de muitas das famílias moradoras de Rio das Pedras, favela da Zona Oeste do Rio. Formada por migrantes nordestinos, a comunidade vai ganhar uma agenda de proposições própria que está sendo produzida por lideranças locais. O grupo que compõem a Agenda Rio das Pedras 2030, com apoio da Casa Fluminense, realizou o projeto “Oficinas Itinerantes” que percorreu todas as sub-regiões da favela para trocar com moradores sobre os principais desafios para o território.

Foto: Mayara Donaria

A Agenda Rio das Pedras é um dos projetos que foi idealizado a partir das trocas e encontros entre alunos do Curso de Políticas Públicas de 2022. Duas alunas, Érika Alves e Bruna Neres, crias de Rio das Pedras, se conheceram durante a formação e resolveram se unir para criar uma agenda de soluções para sua comunidade. A ativista social e idealizadora do projeto, Érika Alves, conta sobre esse começo.

Foto: Mayara Donaria

“O curso foi um ponto de partida para a gente construir esse projeto da agenda. Quando conheci a Bruna nas aulas houve uma conexão imediata porque nós duas sabíamos da necessidade de trazer mais do debate de políticas públicas para o nosso território. A partir da formação na Casa, a gente conseguiu mobilizar e criar esse movimento”, explicou Érika.

A Agenda ainda está em produção mas segundo a mobilizadora, um dos principais feitos já está em vigor que é a junção de diferentes projetos da favela em um só grupo.

“Hoje a gente consegue movimentar e reunir outros movimentos e ações que já realizavam trabalhos na comunidade de uma forma que  todos estejam juntos na construção da agenda. Além da gente tem também pré-vestibulares comunitários, a ONG Semeando Amor, o Conexões Periféricas e a Pastoral do Meio Ambiente, por exemplo, entre muitos outros que estão somando. E todos com o mesmo interesse: construir uma política pública eficaz que realmente traga para a comunidade uma possibilidade de viver melhor”, contou a ativista.

Pautas urgentes de RP

A Agenda Rio das Pedras 2030, que será lançada ainda este ano, tem como eixos principais o direito à moradia digna e saneamento básico. As duas pautas são hoje os principais problemas da comunidade, é o que explicou a integrante do projeto. 

“Durante as nossas reuniões os dois temas foram os principais apontamentos que os próprios moradores trouxeram. São duas faltas que causam muitas dores na gente que mora aqui, temos várias ocupações inadequadas em Rio das Pedras. Além disso, aqui sofremos muito com as enchentes quase diárias, o escoamento do esgoto é tão precário que nem precisa chover para tudo alagar”, contou Érika.

Projeto Oficinas Itinerantes 2023

A Agenda Rio das Pedras começou a ser idealizada durante a pandemia em um grupo online formado em sua maioria por jovens moradores e ex-moradores de Rio das Pedras que ingressaram nas universidades e  estavam buscando formas de usar seus campos de estudo e pesquisa para movimentar mudanças na sua favela. As oficinas itinerantes serviram como uma estratégia de expandir esse público, conta Érika. 

Foto: Mayara Donaria

“Com as oficinas outras gerações de moradores têm chegado junto, participando das nossas atividades ativamente. Essa troca enriquece muito nossos encontros porque a gente entende que esses moradores mais antigos da nossa comunidade trazem histórias e muita memória do que foi a formação do nosso território. Isso ajuda a trazer mais identidade e pertencimento ao processo,isso é muito importante para o nossos debates. Estamos unindo as ferramentas dessas gerações para que a gente amplie cada vez mais a voz dos moradores” 

Foram no total cinco encontros realizando oficinas de memória com a presença de antigos moradores e pesquisadores, conversas na ocupação conhecida como “barracão”, caminhada pelo rio que corta a favela e visita ao centro de saúde de Rio das Pedras. O diagnóstico e as falas dessas oficinas vão servir de base para a formulação das propostas da Agenda Rio das Pedras 2030. 

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
sed commodo tempus elementum ut velit, pulvinar