Rio por Inteiro: a trajetória do movimento ao longo de 2018

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
24 de outubro de 2018

O ano de 2018 começou com a esperança de construir democracia com mais participação social e engajamento cidadão. Lá atrás, quando a Casa Fluminense se reuniu com esse objetivo para fazer parceria com a Fundação Cidadania Inteligente e outras organizações da sociedade civil, os desafios pareciam enormes e havia um percurso grande a ser percorrido. Topamos o desafio e de lá para cá temos muita coisa para contar sobre esse movimento da sociedade civil chamado de Rio por Inteiro.

Tudo começou com o lançamento da campanha de financiamento coletivo que foi realizada entre os meses de abril e maio com a Benfeitoria, onde 172 apoiadores colaboraram para que os recursos fossem levantados. Batemos as duas metas desse crowdfunding, o que renovou a certeza de que estávamos no caminho certo.

Lançamento do Crowdfunding – Casa da Glória

Em paralelo a isso, enquanto a nossa plataforma ficava pronta e todos os materiais da campanha estavam em produção, fizemos também a curadoria de conteúdo da série de artigos #TRIBUNA RIO POR INTEIRO, sempre com especialistas convidados a abordar temas relevantes acerca da metrópole do Rio e suas principais prioridades. Artigos sobre mobilidade e gênero, saneamento e saúde pública, cultura e economia criativa, educação, moradia, entre outros ajudaram a levantar debates importantes para o futuro que nos espera.

Em junho São Gonçalo recebeu o Fórum Rio para o lançamento da Agenda Rio 2030 e suas 40 propostas e o lançamento da plataforma virtual para mais oportunidades e menos desigualdades na metrópole. Com isso, demos a largada para iniciar o processo de criação de propostas cidadãs e da construção de um amplo calendário de atividades nos territórios. A ferramenta ajudou a população trazendo materiais educativos sobre os cargos eletivos em disputa (Descomplica Política), um guia de criação de propostas e um manual de mobilização e ativismo com tutoriais de como realizar uma atividade, promover diálogos e chamar atenção do público em geral para as propostas cadastradas (Material Cidadão).

Plenária de Lançamento Fórum Rio São Gonçalo

O movimento Rio Por Inteiro foi uma construção coletiva que reuniu 90 organizações cadastradas na plataforma e teve cerca de 30 mil usuários e mais de 100 mil visualizações no território metropolitano do Rio de Janeiro. Juntos foram criadas mais de 200 propostas cidadãs, 44 delas foram criadas em encontros para elaboração coletiva e 164 receberam compromissos diretos de candidaturas.

Foram um total de 173 candidaturas cadastradas de 27 partidos políticos. A Casa Fluminense promoveu diálogos com uma parcela importante de candidatos e candidatas nessas eleições, 18 dos eleitos receberam a Agenda Rio 2030, sendo que 8 deles estavam comprometidos com propostas cidadãs do Rio Por Inteiro. Ao todo foram 1.400 compromissos de candidaturas com as demandas sociais cadastradas na plataforma.

 

E não paramos por aí… O Rio por Inteiro se espalhou pela metrópole, mais de 3 mil pessoas participaram das 60 atividades em 11 municípios diferentes e 30 delas contaram com o apoio financeiro do crowdfunding para sua realização. Invadimos também a área central da capital em frente à Alerj com a ação Rio Por Inteiro nas Ruas, que espalhou a mensagem da campanha e do movimento para os transeuntes que acessam as barcas na Praça XV e entorno.

Cidadã escolhe a proposta que ela gostaria de ter o compromisso dos governantes

População sendo abordada

Tivemos ainda aulões em pré-vestibulares comunitários para fomentar o debate em torno das propostas, além de incentivar que os jovens participassem do movimento. Outros encontros debateram temas como a mobilidade urbana por exemplo. Fizemos uma parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RJ para uma sabatina com os candidatos (a) ao governo do estado no primeiro turno que foram transmitidos via Youtube e em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/RJ realizamos um encontro com candidatos a vice-governador (a), já na reta final, para debater a política metropolitana dos programas apresentados. Lamentamos que nem todos os candidatos compareceram, embora convidados estivessem.

Debate com candidatos e candidatas Vices-Governador (a) – evento aqui

Foram mais de 70 inserções na mídia, desde entrevistas para rádio, participação em TVs e também sites e jornais impressos. Durante 8 semanas colocamos todas essas novidades no Boletim Rio Por Inteiro que enviamos por email para todos que já assinam nossa newsletter e também para o público cadastrado na plataforma junto com uma curadoria de conteúdo especial voltada para as eleições. Ao final confira os links de cada um deles.

Estamos muito orgulhosos dos resultados desse grande movimento que fizemos ao longo do ano, quando tudo começou ninguém fazia ideia de onde se chegaria com o Rio por Inteiro, mas o que fica é a certeza de que o Rio possui uma necessidade de se integrar cada vez mais para desenvolver e prover oportunidades para todas e todos. A partir de agora a plataforma continua no ar e você poderá acompanhar a atuação dos candidatos eleitos e os compromissos assumidos por eles lá dentro.

A próxima fase é a de monitoramento e controle social, afinal, democracia faz com pessoas, vamos nessa?

#MaisOportunidadesMenosDesigualdades

Leia também:

Rio Por Inteiro debate caminhos para a metrópole

Lançamento da Agenda Rio e plataforma Rio Por Inteiro

Sabatina CAU e Casa Fluminense

Rio Por Inteiro (Newletter da Campanha)

http://bit.ly/BoletimRioPorInteiro8

http://bit.ly/BoletimRioPorInteiro7

http://bit.ly/BoletimRioPorInteiro6

http://bit.ly/BoletimRioPorInteiro5

http://bit.ly/BoletimRioPorInteiro4

http://bit.ly/BoletimRioPorInteiro3

http://bit.ly/BoletimRioPorInteiro2

http://bit.ly/RioPorInteiro1

Rio Por Inteiro

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
accumsan mattis fringilla dolor. ipsum Curabitur Phasellus commodo tristique