Monitore sua cidade com dados dos Perfis Municipais da Casa Fluminense

Categorias
Texto por
Carín Nuru
Data
4 de setembro de 2024

Tem como dimensionar a desigualdade? A nova produção da Casa Fluminense busca organizar caminhos para isso elencando 47 indicadores para as 22 cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Essa espécie de ficha diagnóstica é o Perfil Municipal que foi dividido entre justiça racial, de gênero, econômica e climática e chega para ser mais uma ferramenta de pressão e direcionamento dos planos de governo dessas eleições.

Nos perfis é possível ter acesso a informações sobre a sua cidade como essas: cerca de 1,6 milhões de mulheres negras vivem em pobreza ou extrema pobreza na metrópole do Rio, 1 a cada 5 lares está localizado em áreas de alto risco de inundação, 15 dos 22 municípios têm suas unidades do Cras em sobrecarga e nos últimos anos houve aumento expressivo das tarifas de ônibus em mais da metade das cidades. Essa é a realidade da Região Metropolitana do Rio, que serve de retrato do que é encontrado nos municípios da Baixada ao Leste Fluminense.

Os cenários trazidos no Perfil Municipal alertam sobre a necessidade da população ter um olhar mais atento à realidade dos seus municípios. Os Perfis Municipais foram desenvolvidos com base em indicadores do Mapa da Desigualdade 2023, Painel Climático e Censo Demográfico 2022. Criado para simplificar os dados analisados pela Casa Fluminense no mapa, as informações estão disponíveis para download por cidade assim, lideranças, organizações, pesquisadores e sociedade civil vão poder baixar dados em uma planilha personalizada sobre o seu município.

Neste ano eleitoral é crucial conseguir monitorar sua cidade para pressionar os candidatos a prefeito e vereadores, garantindo que as propostas de políticas públicas estejam alinhadas com as reais necessidades locais. Com os dados dos perfis, a Casa Fluminense espera também que lideranças sociais e organizações da sociedade civil possam utilizar em formações, publicações e ações territoriais.

“Esse é mais um passo que a Casa busca dar para a democratização de dados de interesse público que deveriam ser não só de fácil acesso mas também de compreensão, não faz sentido produzir informações que não chegam ou são pouco entendidas pela população. Tentamos agrupar o máximo de informação da maneira mais direta possível. A ideia é que as pessoas possam imprimir essas duas páginas e levar em mãos um diagnóstico qualificado do seu território. Queremos estimular a discussão e fazer a informação girar por mais mãos” afirma Luize Sampaio, coordenadora de informação da Casa Fluminense.

Os Perfis Municipais foram elaborados para simplificar o acesso da sociedade civil a dados dos seus municípios, possibilitando que elas monitorem, construam políticas e realizem ações, alinhadas com a situação atual da metrópole. Explore o perfil da sua cidade e município, e monitore seu território com a Casa Fluminense.

Acesse também a Agenda Rio 2030 para ficar por dentro das propostas de políticas públicas prioritárias para a região metropolitana do Rio de Janeiro, organizadas a partir das justiças econômica, racial, de gênero, e climática.

Outras Notícias