ITDP lança relatório sobre o acesso à cidade de mulheres e crianças

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
23 de janeiro de 2018

Caminhar nas ruas das cidades e grandes centros, bem como utilizar modais do transporte público não é uma tarefa fácil para as mulheres, embora isso faça parte da sua rotina como a de qualquer outro ser humano. A escolha do caminho que irão percorrer, das roupas que irão usar, do horário que elas se sentem seguras para exercer – a priori- o seu direito de ir e vir são questões com as quais mulheres se deparam todos os dias de suas vidas, desde a mais tenra idade, ou seja, do momento que começam a crescer, ainda na infância/ adolescência.

As questões de raça e classe também apontam desigualdades no acesso às oportunidades oferecidas nas cidades. Além disso, as intervenções urbanas mais comuns continuam sendo em favor de vias para circulação de transporte individual motorizado, que servem a uma minoria da população que se desloca neles. Temos dedicado a maior parte do espaço do sistema viário das nossas cidades para o carro.

Pensando nisso, o ITDP Brasil, parceiro da Casa Fluminense, lançou o relatório “O Acesso de Mulheres e Crianças à Cidade”, que formula indicadores que podem contribuir para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de mobilidade e desenvolvimento urbano a partir da perspectiva de gênero. Este é o primeiro estudo do ITDP Brasil sobre as questões de gênero, mobilidade e acesso à cidade.

Acesse e confira: http://itdpbrasil.org.br/mulheres/

Agenda Rio

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
dapibus suscipit Praesent sem, tristique felis quis, Curabitur ante. elementum