Casa e Cidadania Inteligente abrem inscrição para formação com foco em pré-candidaturas

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
31 de julho de 2020

A partir desta quinta-feira, dia 30 de julho, estão abertas as inscrições para a Formação Giro 2020, voltada para pré-candidaturas dos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio que vão disputar as eleições este ano. Inédita, gratuita e online, a formação traz conteúdos de políticas públicas, tendências sobre os desafios eleitorais e estratégias de comunicação de redes e financiamento voltado para campanhas.

Em um ambiente de aprendizado fechado na plataforma Giro 2020, com espaço para debate virtual, serão 23 vídeo-aulas em duas semanas, conduzidas por especialistas e acompanhadas de cartilha complementar durante duas semanas. As inscrições para a formação vão até o dia 11 de agosto e, após uma seleção de acordo com os critérios estabelecidos no edital, o resultado será divulgado no 14 de agosto

Inscrições para Formação Giro 2020 até o dia 11 de agosto.

O ciclo formativo para pré-candidaturas é uma das etapas da jornada do Giro 2020, iniciativa da sociedade civil que busca fortalecer a democracia, antes, durante e depois das eleições, através de uma agenda propositiva, processos formativos e mobilização social. Apresentado pela Casa Fluminense e Fundação Cidadania Inteligente, o Giro 2020 tem por objetivo incidir no processo das eleições municipais deste ano. Mais a frente, um novo ciclo formativo será lançado pelo Giro com foco nas lideranças sociais.

Para Henrique Silveira, coordenador executivo da Casa Fluminense, fortalecer pré-candidaturas municipais comprometidas com redução das desigualdades e acesso à direitos é fundamental. “Os conteúdos que compõem a Formação Giro 2020 estão alinhado com a nova Agenda Rio 2030, conjunto de propostas de políticas públicas que refletem as prioridades das cidades e pautam a melhoria das condições de vida da população. A partir de diagnósticos apontados no Mapa da Desigualdade 2020, o percurso formativo vai demonstrar como o investimento em políticas urbanas e infraestrutura está relacionado com o desenvolvimento sustentável e inclusivo das cidades”.

Já Maria Luize Freire, coordenadora da Fundação Cidadania Inteligente no Brasil, destaca que o contexto atual traz a urgência de ações no presente que disputem o futuro de nossos bairros, favelas e cidades. “O cenário de fragilidade institucional, polarização política e crise socioeconômica demanda de nós, sociedade civil, organização de estratégias de fortalecimento de pré-candidaturas alinhadas com uma agenda cidadã. Neste sentido, a Formação Giro 2020 vai priorizar a entrada de moradores da periferia, jovens, mulheres, negros, pessoas lgbt+ em toda a sua diversidade e intersecções. Para girar as pautas na direção certa, é preciso girar os protagonistas.”

Se interessou pela formação? Confira os módulos e conteúdos previstos para a Formação Giro no edital de seleção, e inscreva-se em https://giro2020.org/.

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
quis ut dictum elit. risus. suscipit justo Praesent