Inscrições abertas para o Curso de Políticas Públicas da Casa Fluminense

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
14 de maio de 2018

 

A 3ª edição do Curso de Políticas Públicas (CPP) da Casa Fluminense está com inscrições abertas! De 14 a 24 de maio é possível se candidatar a uma das 25 vagas para o processo seletivo que ocorrerá em seguida.  Com um olhar apurado sobre os principais problemas da metrópole que envolve a gestão pública, considerando que há uma conduta pouco adequada às boas práticas de governança nas instâncias de poder e com toda a ampla gama de desigualdades que permeia a população do Rio de Janeiro, o Curso de Políticas Públicas é uma ótima oportunidade de formação e capacitação ofertada para as lideranças comunitárias da Baixada, do Leste, do Rio Inteiro.

Lideranças comunitárias oriundas das diferentes áreas da Região Metropolitana do Rio, atuantes em seus territórios com projetos sociais focados em temas como valorização da vida e combate à violência, mobilidade urbana, saneamento básico universal, entre outras iniciativas voltadas para a melhoria das condições de acesso aos direitos básicos e fundamentais, poderão se inscrever. A avaliação dos candidatos vai respeitar os critérios de paridade de gênero, diversidade étnica, racial e territorial.

Para Yasmin Monteiro, assessora de mobilização da Casa Fluminense e uma das coordenadoras do Curso nesta 3ª edição, “a trajetória desse curso é algo que temos um especial orgulho, pois além de oferecer um ótimo conteúdo de formação com professores super renomados, o aluno(a) ainda conta com uma ajuda de custo para a passagem do seu transporte e lanche, não conheço outro lugar que oferece isso para a população”, afirma.  Ao todo já passaram pelo CPP da Casa Fluminense cerca de 20 professores e 100 alunos representando 18 municípios da RMRJ. Só no ano de 2017 foram 600 inscrições para uma turma de 40 alunos.

 

O corpo docente escolhido para essa edição são pesquisadores e professores que possuem ampla experiência em atuação junto a movimentos sociais e organizações comunitárias, alguns inclusive com artigos publicados na Tribuna Rio Por Inteiro. Serão 80 horas de aulas regulares que acontecem sempre às quintas-feiras, de 14h às 17h, além disso, estão previstas também visitas técnicas/de campo e conferências.

 

Destaque também para o local escolhido para as aulas, o Instituto Rose Marie Muraro, que leva o nome de uma importante escritora brasileira, nascida deficiente visual na década de 1930, superou todos os preconceitos que a impediam de estudar e adquirir conhecimento. Rose Marie Muraro  foi ativista dos Direitos Humanos e feminista que se tornou um símbolo da luta pela igualdade de gênero e o papel da mulher na sociedade. Em 1990, fundou a única editora dedicada ao estudo de gênero na América Latina, a Editora Rosa dos Tempos. Entre os livros publicados está sua autobiografia, Memórias de uma Mulher Impossível, uma das três únicas autobiografias de mulheres da história do Brasil, resultado de gravações feitas em 97 na Filadélfia (EUA) quando passou um semestre dando aula na Temple University. O local conta ainda com uma biblioteca numerosa disponível para pesquisa.

As aulas acontecem entre os meses de junho a setembro e os temas abordados serão a formação urbana, econômica e social do Rio de Janeiro; a organização e funcionamento do Estado; as ferramentas para participação, transparência e controle social e os sistemas setoriais de políticas públicas.

Jovelita, de Jardim Gramacho, recebe seu certificado dos coordenadores da 2ª edição 2017

A expectativa é que o ambiente do curso possa constituir uma oportunidade de interação, troca de experiências e ideias entre os participantes, reforçando a articulação e a cultura de colaboração e compartilhamento de diversos saberes  entre diferentes agentes da metrópole do Rio. O resultado final da seleção será publicado no dia 5 de junho.

Acesse a página oficial do Curso de Políticas Públicas e saiba como participar!

Para informações: [email protected]

Curso de Políticas Públicas

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
nec Phasellus ut facilisis ante. ut consectetur Nullam id, Curabitur