Fórum Rio Japeri: As juventudes da Baixada querem viver

Texto por
Larissa Amorim
Data
13 de novembro de 2018

O encerramento deste intenso processo eleitoral aponta para um novo ciclo político cheio de desafios. Para a Casa Fluminense e sua rede de parceiros, o ano de 2018 foi dedicado ao fomento da participação social e engajamento cidadão nas eleições com o movimento Rio Por Inteiro. Agora é momento de direcionar nossos esforços, que produziram mobilização e proposição em torno das políticas públicas na Região Metropolitana do Rio, para o monitoramento das propostas da Agenda Rio 2030.

O ponto de partida para a etapa de monitoramento será o Fórum Rio Japeri, no dia 24 de novembro, quando estaremos reunidos na Igreja Senhor do Bonfim (Praça Olavo Bilac, 122 – ao lado da Estação de trem de Engenheiro Pedreira, em Japeri), com uma programação dedicada ao tema do direito à vida na Baixada Fluminense. Defesa fundamental para um território que conviveu com 19.331 mortes violentas intencionais entre os anos de 2008 e 2017, em sua maioria de jovens negros e pobres. Protagonista desta edição, as juventudes da Baixada estão presentes na programação com toda a sua potência.

 

📌 INSCREVA-SE AQUI!

A escolha por Japeri como município sede do Fórum Rio, evidencia um território que retrata profundas desigualdades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Japeri ostenta a posição de recordista nacional em tempo de deslocamento casa-trabalho. Seus moradores perdem em média 3h por dia ou 30 dias por ano dentro dos trens em busca de melhores oportunidades de emprego, estudos, lazer e serviços básicos. Uma realidade desafiadora que é foco da atuação fundamental de grupos como o Mobiliza Japeri e o Fórum Popular Permanente de Japeri, parceiros na realização deste Fórum.

Olhar para Baixada pela lente de Japeri é somar forças a um coletivo de vozes e sonhos que, por rejeitar coletivamente a invisibilidade, se une para ecoar a defesa do direito à vida e da redução das mortes violentas. Neste sentido, a Casa Fluminense, Fórum Grita Baixada e Centro Ecumêncio de Formação e Educação Comunitária – Profec lançam o primeiro Boletim da Agenda Rio 2030 com o lema “As juventudes da Baixada querem viver”, que trata da questão da evasão escolar, da baixa taxa de investigação de assassinatos, do direito à memória, das oportunidades para a juventude e do racismo estrutural.

Momento importante do Fórum Rio Japeri será o lançamento do Almanaque Agenda Rio: Políticas Públicas no Rio Metropolitano (2007-2017), livro que traz um panorama dos investimentos, ações, planos e programas de governo implementados nos últimos dez anos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro com boas práticas e iniciativas da sociedade civil de diversos lugares.

Te esperamos no dia 24 de novembro em Japeri!
#FórumRioJaperi

Confira a programação completa AQUI!

 

📌 Já confirmou presença no evento do facebook? Convide sua rede!

📌 Ainda não sabe como chegar? O Fórum Rio disponibiliza vans gratuitas para os participantes.

🚌 Garanta sua vaga aqui!

 

|| SERVIÇO ||

Fórum Rio Japeri

Data: 24 de novembro

Horário: 10h às 16h

Local Igreja Senhor do Bonfim (Praça Olavo Bilac, 122, Engenheiro Pedreira – Japeri)

Fórum Rio 2019 vem aí

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
Nullam et, Phasellus elit. id, id diam velit,