Fórum Rio Japeri

As juventudes da Baixada querem viver

O encerramento deste intenso processo eleitoral aponta para um novo ciclo político cheio de desafios. Para Casa Fluminense e sua rede de parceiros, o ano de 2018 foi dedicado ao fomento da participação social e engajamento cidadão nas eleições com o movimento Rio Por Inteiro. Agora é momento de direcionar nossos esforços para o monitoramento das propostas da Agenda Rio 2030. O ponto de partida para a etapa de monitoramento será o Fórum Rio Japeri no dia 24 de novembro, quando estaremos reunidos na Igreja Senhor do Bonfim (Praça Olavo Bilac,122 - ao lado da estação de trem de Engenheiro Pedreira, em Japeri). Esta edição têm o Mobiliza Japeri e o Fórum Popular Permanente de Japeri como parceiros.

Olhar para Baixada pela lente de Japeri é somar forças a um coletivo de vozes e sonhos que, por rejeitar coletivamente a invisibilidade, se une para ecoar a defesa do direito à vida e da redução das mortes violentas. Neste sentido, a Casa Fluminense, Fórum Grita Baixada e Centro Ecumêncio de Formação e Educação Comunitária - Profec lançam o primeiro Boletim da Agenda Rio 2030 com o lema "As juventudes da Baixada querem viver", que trata da questão da evasão escolar, da baixa resolução de assassinatos, do direito à memória, das oportunidades para a juventude e do racismo estrutural.

Momento importante do Fórum Rio Japeri será o lançamento do Almanaque Agenda Rio: Políticas Públicas no Rio Metropolitano (2007-2017), livro que traz um panorama dos investimentos, ações, planos e programas de governo implementados nos últimos dez anos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro com boas práticas e iniciativas da sociedade civil de diversos lugares.

Programação

9h30 - Café da manhã, credenciamento e acolhida

10h30 - Fala de boas-vindas

Henrique Silveira (Casa Fluminense)

10h40- Apresentação teatral com o Grupo Código

Esquete "Tipos de Liberdade", cena baseada em programas de auditório, de forma crítica e bem humorada, sobre os direitos adquiridos pela população brasileira com músicas executadas ao vivo pelos próprios atores.

11h - Exibição do filme "Nossos mortos têm voz"

A narrativa do documentário é construída a partir do depoimento e do protagonismo das mães e familiares vítimas da violência de Estado da Baixada Fluminense. O filme foi produzido pela Quiprocó Filmes em parceria com o Fórum Grita Baixada e Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu.

11h30 - Lançamento do Boletim da Agenda Rio 2030 - As juventudes da Baixada querem viver

O debate sobre o primeiro Boletim da Agenda Rio contará com as presenças de: Luciene Silva (Rede de Mães e Familiares da Baixada) | João Pedro Martins (Casa Fluminense) | Giselle Florentino (Fórum Grita Baixada) | Representante do PROFEC | Julio Araújo (Ministério Público Federal)

12h30 - Som do Parque - Grupo Apadrinhe um Sorriso

Projeto social coordenado por Fabbi Silva e que faz uso da educação, arte e esporte para transformar a vida de 350 crianças e jovens da favela do Parque das Missões/Duque de Caxias.

13h - Almoço

Ao som da Vitrola Fluminense

14h30 - Rodas de conversa Direito à memória e justiça racial

Iniciativa do Fórum Grita Baixada que tem por objetivo fazer o enfrentamento ao racismo institucional no campo da Segurança Pública, a partir do fortalecimento da Rede de Mães e Familiares da Baixada Fluminense e da construção de uma rede de jovens comunicadores negros e/ou pobres moradores da Baixada Fluminense.

14h30 - Duas visões sobre mobilidade urbana: Gênero e Tarifa

Apresentação de conteúdos sobre o tema com a professora Valéria Pero (Instituto de Economia-UFRJ) sobre mobilidade, raça e gênero, e Rafael Calabria (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC), que falará sobre avaliação da qualidade dos transportes feita pelos usuários do APP Movecidades.

14h30 - Rodas de conversa Agricultura nos planos: Planos Diretores e PNAE

Diálogo entre os agricultores do município de Japeri e movimentos que atuam na Região Metropolitana do Rio com os desafios do reconhecimento das zonas rurais nos municípios da Baixada.

14h30 - Rodas de conversa Cultura, direitos e engajamento político

Diálogo sobre iniciativas que atuam em diversas áreas da região metropolitana do Rio mobilizando cidadãos através da realização de atividades culturais, artísticas e de mobilização.

14h30 - Lançamento Almanaque Agenda Rio: Políticas públicas no Rio Metropolitano

A publicação traz um panorama dos investimentos, ações, planos e programas de governo implementados nos últimos dez anos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro com boas práticas e iniciativas da sociedade civil de diversos lugares.

16h30 - Encerramento

Garanta sua vaga nas vans

Como chegar

Fortalecer a cultura da sustentabilidade é um compromisso de todas as edições do Fórum Rio. Por isso, sugerimos que os participantes dêem prioridade aos deslocamentos por transportes públicos, bicicletas ou caronas solidárias. Para facilitar sua chegada ao Fórum Rio Japeri, disponibilizamos este mapa que te dará as dicas dos trajetos possíveis.

Fórum anteriores

11º Fórum Rio

10º Fórum Rio

Rio de Janeiro, capital

Ver mais

9º Fórum Rio

São João do Meriti

Ver mais

8º Fórum Rio

Niterói

Ver mais

7º Fórum Rio

Pavuna - Rio de Janeiro

Veja mais

6º Fórum Rio

Queimados

Ver mais

5º Fórum Rio

São Gonçalo

Ver mais

4º Fórum Rio

Zona Oeste do Rio

Ver mais

3º Fórum Rio

Nova Iguaçu

Ver mais

2º Fórum Rio

Circo Crescer e Viver - Rio de Janeiro

Ver mais

1º Fórum Rio

Duque de Caxias

Ver mais
Donec amet, Donec dolor. elit. Aliquam