Curso de Políticas Públicas 2019 é projeto de extensão do IESP/UERJ

Categorias
Texto por
Larissa Amorim
Data
14 de maio de 2019

O Curso de Políticas Públicas da Casa Fluminense chega a quarta edição e temos o prazer de anunciar que as inscrições estão abertas até domingo, dia 26 de maio. A nova edição traz várias novidades. Realizado em parceira com o grupo CASA, o curso passa a integrar a extensão do Instituto de Estudos Sociais e Políticos – IESP/UERJ. Desde a sua primeira edição em 2016, a Casa Fluminense tem estreitado canais de interlocução e parceira com as universidades, contando com a colaboração de professores e pesquisadores de referências no campo das políticas públicas no corpo docente do curso. Uma destas referências é a Mariana Cavalcanti, professora e coordenadora do grupo de pesquisa CASA do IESP/UERJ e sócio-fundadora da Casa Fluminense.

Para Mariana, os tempos atuais reforçam a importância de pensarmos políticas públicas para cada conjuntura, e de construirmos coletivamente ferramentas para agir em um contexto em constante mutação. “Acompanhei de perto os esforços da equipe da Casa Fluminense em pensar e renovar o curso sempre tendo em vista os grandes desafios de cada momento. Espero que a formalização, agora em 2019 da parceria do Curso de Políticas Públicas com o grupo CASA: estudos sociais sobre moradia e cidade, possa contribuir no sentido de construir relações mais fluidas entre a universidade, os movimentos e os territórios da nossa cidade metropolitana. Trazer a metrópole para a UERJ e a UERJ para toda a parte da cidade. Por fim, vale registrar que uma das grandes alegrias do curso tem sido encontrar seus egressos em diferentes espaços e movimentos, disputando narrativas e fazendo a cidade.”

O Curso de Políticas Públicas é o principal projeto de formação da Casa e busca fortalecer capacidades de incidência de grupos, movimentos, coletivos e organizações do terceiro setor para a participação aprofundada na formulação, debate e monitoramento de políticas públicas no Rio de Janeiro em um contexto de poucos canais de diálogo entre governos e sociedade civil e acesso limitado aos processos decisórios. Espera-se que o ambiente do curso possa constituir uma oportunidade de interação, troca de experiências e ideias entre os participantes, reforçando a articulação e cultura de colaboração e compartilhamento de saberes diversos entre diferentes agentes da metrópole do Rio.

Para Ully Sant’ Anna, moradora de Campo Grande e formada em Gestão Pública pela UFRJ, o curso permitiu acesso aos diferentes conteúdos que norteiam a construção de uma política mais participativa e uma sociedade mais coesa. “De forma didática, a aula sobre orçamento foi fundamental para esclarecer muitas dúvidas que acabamos tendo sobre empenho de dinheiro e afins. Entretanto, o maior diferencial para mim foi poder conhecer pessoas tão diversas, de todo o estado do Rio e com diferentes atuações sociais. Todas e todos tinham uma coisa em comum: seguir na luta com esperança de um Rio melhor”, comenta Ully, que foi aluna da 3ª turma do Curso de Políticas Públicas e atua como mobilizadora na organização Meu Rio.

Sobre a nova edição do Curso de Políticas Públicas

A renovação na estrutura do Curso de Políticas Públicas incluiu novas aulas com ampliação da carga horária total do curso. Entre as novas temáticas abordadas nesta edição estão: Comunicação para Mobilização Social; Advocacy; Desigualdade e Políticas Públicas para Mulheres; Direito à Memória e Justiça Racial; e Política Habitacional. Teremos ainda aulas de campo e aulas abertas ao público que serão divulgadas nos canais institucionais da Casa.

Confira a programação das aulas do curso, os critérios de seleção e inscreva-se!

Esta edição oferece 35 vagas com carga horária total de 80 horas, distribuídas entre os seguintes temas: 1º Ciclo Rio em formação, com três encontros; 2º Ciclo Democracia e participação social, com quatro encontros; 3º Ciclo Políticas setoriais, com nove encontros. O curso acontecerá semanalmente às terças-feiras, de 4 de junho a 24 de setembro de 2019, das 13h às 17h30, na Biblioteca Parque Estadual, na Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro. Além do apoio da Biblioteca Parque Estadual, a nova edição conta com a parceria da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS.

[ IMPORTANTE ] O curso é gratuito e os participantes recebem ajuda de custo para transporte e alimentação.

Curso de Políticas Públicas

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
Praesent dictum risus. Sed ut luctus Lorem id dolor. adipiscing