Casa Fluminense está De Olho Nos PlanMobs

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
11 de setembro de 2018

Desde o lançamento da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), o prazo para elaboração e entrega dos Planos de Mobilidade Urbana – obrigatório aos municípios com mais de 20 mil habitantes – foi adiado duas vezes, sendo atualmente 12 de abril de 2019, atrasando os avanços e melhorias que precisamos para as cidades terem uma mobilidade urbana melhor e mais sustentável.

Afim de garantir, novamente, que o prazo seja cumprido, a campanha De Olho Nos PlanMobs, realizada com o apoio de mais de 40 organizações renomadas no tema de mobilidade urbana no Brasil, tem acompanhado o andamento dos PlanMobs nos principais municípios brasileiros.

A Casa Fluminense aderiu e apoia a campanha, com o objetivo de monitorar e engajar o Rio e a região metropolitana a inserir a bicicleta nas políticas públicas de mobilidade urbana através dos planos municipais, uma exigência da Lei.

A equipe tem acompanhado as entregas dos instrumentos de gestão municipal das 21 prefeituras da Região metropolitana do Rio através do Painel de Monitoramento, referenciado também na proposta 1.2 da Agenda Rio 2030. Infelizmente nenhum município da metrópole entregou o Plano de Mobilidade (PlanMob) até hoje. Nosso monitoramento cidadão está se somando ao movimento deolhonosplanmobs.org que busca engajar os agentes da mobilidade urbana para a realização deste planejamento, impulsionando o desenvolvimento e o acesso das pessoas à cidade.

A campanha Bicicleta nos Planos, realizada nacionalmente pelas associações Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil, tem o apoio do ICS – Instituto Clima e Sociedade.

Interessados podem participar ou apoiar a campanha e, para tanto, podem entrar em contato através do link http://bicicletanosplanos.org/contato/

 

De Olho Nos PlanMobs

Pela terceira vez foi adiado o prazo para os Planos de Mobilidade Urbana no Brasil, atrasando os avanços e melhorias que precisamos para as nossas cidades terem uma mobilidade urbana melhor e mais sustentável. A campanha De Olho nos PlanMobs vem com a proposta de monitorar e engajar os municípios nesse processo, além de impedir o adiamento do prazo mais uma vez.

Bicicleta Nos Planos

A campanha Bicicleta nos Planos é realizada pelas associações Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil, com apoio do Instituto Clima e Sociedade – ICS, e tem como objetivo orientar a sociedade civil organizada e cidadãos, bem como técnicos municipais e decisores políticos para a inclusão da bicicleta, enquanto meio de transporte, no planejamento urbano, através da sua inserção nos Planos de Mobilidade Urbana.

Agenda Rio

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
id, Donec ultricies ante. venenatis consequat. id