Encontros com Prefeitáveis: Casa realiza sabatina com candidaturas em São Gonçalo

Categorias
Texto por
Carín Nuru
Data
12 de setembro de 2024

São Gonçalo é o segundo município mais populoso do estado do Rio de Janeiro. Com uma população majoritariamente negra e feminina, 62% dos seus moradores se autodeclaram pretos e pardos e 53% são mulheres. Apesar da volume populacional, a cidade enfrenta uma série de desigualdades. De acordo com dados dos Perfis Municipais, divulgados pela Casa Fluminense, a realidade é alarmante: a média de famílias atendidas por Cras chega a 11.649 mil – mais que o dobro do limite recomendado de 5 mil famílias. Além disso, em 2022, foram registrados 298 tiroteios no município. As informações do Perfil Municipal de São Gonçalo apresentam uma realidade que exige atenção.

Com as eleições municipais se aproximando, o debate sobre as urgências e as propostas para as cidades da metrópole do Rio de Janeiro ganham protagonismo. Municípios da Baixada ao leste fluminense buscam por gestões comprometidas em construir políticas públicas para o enfrentamento das desigualdades racial, de gênero, econômica e climática.

Pensando nisso, a Casa Fluminense realizou o Encontro com Prefeitáveis em São Gonçalo, trazendo o Professor Josemar (PSOL) e Dimas Gadelha (PT), candidatos à prefeitura no município. Parte da série “Casa nas Eleições”, os encontros foram realizados separadamente e conduzidos por Luize Sampaio, coordenadora de informação da Casa Fluminense, que fez 10 perguntas baseadas nas propostas prioritárias da Agenda Rio 2030. O encontro também abriu espaço para representantes da agenda local do município, que contribuíram com questões alinhadas com a prioridade da Agenda São Gonçalo 2030.

Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da Casa Fluminense e no podcast Próxima Estação. Essa é a sua chance de acompanhar as propostas, entender como os candidatos planejam lidar com os desafios locais e escolher quem melhor representa as soluções e garantam um futuro mais justo, digno e sustentável para seu território.

Outras Notícias