Fórum Rio 2024 vai debater as prioridades para a metrópole do Rio

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
23 de maio de 2024

Faltam menos de 10 anos para o fim do prazo das metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030 da ONU, e as demandas pautadas dessa agenda se tornam cada vez mais urgentes. Esse ano, o Fórum Rio vai para o leste fluminense, em São Gonçalo, um dos municípios mais populosos da Região Metropolitana do Rio. Nos últimos anos, as pautas de justiça climática, racial, econômica e de gênero estão cada vez mais urgentes, com o tema “Cidades Sob Pressão”, a Casa Fluminense vai discutir as políticas prioritárias necessárias para a garantia de futuros para nossas cidades.

O Rio de Janeiro está vivendo um cenário alarmante, onde 1 a 5 lares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro estão em áreas de alto risco de inundação, segundo o Painel Climática desenvolvido pela Casa Fluminense. Além disso, o Mapa da Desigualdade da Casa, aponta que na Região Metropolitana do Rio, 2,2 milhões de mulheres estão vivendo em situação de pobreza ou extrema pobreza. Esses são alguns dados que descrevem o cenário de urgência que o estado do Rio de Janeiro.

Taty Maria, coordenadora de operações da Casa Fluminense e produtora do Fórum Rio, falou sobre a importância do tema do Fórum deste ano: 

“É importante que a nossa rede debata sobre os desafios cotidianos, para conhecermos as demandas mais urgentes dos seus territórios, e como pensam as soluções e estratégias para cobrar o poder público ações concretas. Além disso, será interessante ver como isso será expressado através da cultura na curadoria artística do Fórum.”, compartilhou Taty.

Lançamento da nova Agenda Rio 2030

As urgências são muitas e o tempo não vai mais esperar. Pensar nas soluções para a crise que vivemos é inadiável. Para isso, a Casa Fluminense decidiu elencar 10 prioridades para a metrópole do Rio, e é nesse cenário que nasce a nova Agenda Rio 2030.

Durante o Fórum Rio, vai ser lançada a nova publicação da Casa que pretende incidir politicamente a partir de prioridades interseccionais e também intersetoriais, que vão pensar em bairros, favelas e cidades mais resilientes. Serão apresentadas propostas para transporte, cultura, assistência básica, transparência de dados, dentro de outras prioridades. Para podermos, a partir de planos, diagnósticos e referências, pensar em caminhos possíveis para implementação dessas políticas.

Durante o Fórum, também serão lançadas as novas Agendas Locais, que vão pensar em estratégias territoriais para bairros e municípios da Metrópole do Rio. Entre elas, será realizado o lançamento da Agenda Belford Roxo 2030, Agenda Penha 2030, e outras agendas que vão se somar às 12 Agendas Locais já publicadas com o apoio da Casa Fluminense.

Além disso, o evento também será palco do lançamento do novo edital Agenda Rio 2030, do Fundo Casa Fluminense, que busca fortalecer movimentos, organizações e iniciativas da região metropolitana do Rio que pautam as desigualdades em seus territórios a partir das justiças de gênero, racial, econômica e climática.

Programação: dos debates as atrações culturais

Para entender a realidade das cidades e caminhar em direção à mudança que queremos, precisamos dialogar com as lideranças, especialistas e pesquisadores que estão na linha de frente, lidando diretamente com as pressões que os territórios estão vivendo. Neste ano, o Fórum vai contar com painéis de debates, exibição de filme, exposição de arte, apresentação artística, feira e espaço dedicado para as crianças.

Entre os momentos de debates, vamos ter os painéis “Memória e educação popular: estratégias para proteção da vida”, “Do cuidado à moradia: o quanto a falta sobrecarrega” e “Diagnóstico para justiça climática e direito à cidade”. Também teremos a exibição do filme “Nosso Pé de Goiaba”, uma série de oficinas no Ateliê Ativo: arte e política, e atrações musicais. Além disso, durante todo o evento vai ter a Exposição artística “Urgências”, com curadoria de Jefferson Medeiros, a Feira Q Preta e o Espaço Quilombinho para as crianças.

Esperamos você por lá!

Fórum Rio 2024 :: Cidades Sob Pressão

📆 Sexta-feira, 07 de junho às 17h

📆 Sábado, 8 de junho, às 09h

📍 IFRJ São Gonçalo – Rod. Gov. Mário Covas – Pista Local

✅ Entrada gratuita

📲 Saiba mais em forumrio.org

Outras Notícias