Rio Por Inteiro: iniciativa debaterá caminhos para a metrópole do Rio

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
12 de abril de 2018

A Casa Fluminense e seus parceiros da sociedade civil se uniram para lançar a Rio Por Inteiro, uma iniciativa que reúne organizações e movimentos sociais, cidadãos/cidadãs, propostas e candidatos/as em uma plataforma digital construída com base na tecnologia Vota Inteligente, desenvolvida pela Fundação Cidadania Inteligente e utilizada nas eleições nacionais do Chile em 2017. O objetivo é promover um movimento da sociedade civil e suprapartidário em torno de propostas capazes de ampliar oportunidades e reduzir desigualdades na região metropolitana do Rio.

Para realizar tudo isso, o grupo lançou uma campanha de financiamento coletivo no site da Benfeitoria (https://benfeitoria.com/rioporinteiro) e produziu um evento no dia 3 de abril (fotos aqui) com grande parte das organizações participantes. A campanha foi bem sucedida e conseguiu bater a meta de arrecadação!!

A iniciativa possui três frentes específicas:

(1) Plataforma usando a tecnologia Vota Inteligente (https://votainteligente.cl/); desenvolvida pela Fundação Cidadania Inteligente e utilizada nas eleições nacionais do Chile em 2017;

(2) Materiais de mobilização e comunicação para difusão durante as atividades dos parceiros, em estações de trem, barcas, metrô, universidades e pré-vestibulares comunitários;

(3) debates públicos com os candidatos e candidatas a deputados (as) federais e estaduais.

Para Henrique Silveira, coordenador executivo da Casa Fluminense (https://casafluminense.org.br/), este é o momento de convergir para juntos encontrar saídas possíveis. “A Rio Por Inteiro quer ampliar a participação social nas eleições 2018 e qualificar o debate sobre o futuro do Rio. Vamos juntar propostas da sociedade civil para reduzir a violência, gerar mais empregos e melhorar a mobilidade urbana, e depois buscaremos o compromisso dos candidatos e candidatas com essas políticas”,  afirma.

Entre as organizações que assinam a Rio Por Inteiro estão: Agencia de Redes para a Juventude, Atados, Ação da Cidadania, Apadrinhe Um Sorriso, TETO, Fórum Permanente da Agenda 21 – São Gonçalo, Fórum Grita Baixada, Fórum de Transparência e Controle Social de Niterói, Fórum Estadual de Economia Solidária (FCP), Fundação Cidadania Inteligente, Redes da Maré,  Santa Cruz Universitário, União Gonçalense de Ciclistas- UGC, Observatório Social de Niterói, Observatório Social do Rio, ISER – Instituto Social Ensino Religioso, Instituto Baía de Guanabara (IBG), CIEDS, Portal de Queimados, Rede Funk Social, Pedala Queimados, CEPIA, Humana Sustentável e Casa Fluminense.

 

Para conceder entrevistas:

Indicação de porta-vozes oficiais:

Henrique Silveira – Casa Fluminense

Ana Carolina Lourenço – Fundação Cidadania Inteligente

#RioPorInteiro #MaisOportunidadesMenosDesigualdades

 

 

Acesse também outras informações já veiculadas:

CASA FLUMINENSE E PARCEIROS DA SOCIEDADE CIVIL SE PREPARAM PARA LANÇAR A RIO POR INTEIRO 

RIO POR INTEIRO, MAIS OPORTUNIDADES E MENOS DESIGUALDADES

Confira a pasta compartilhada para parceiros e imprensa que disponibilizamos com os materiais
👉👉 Link da Pasta

 

Sobre a Casa Fluminense:

Organização fundada em 2013 que funciona como polo de uma rede de pessoas e organizações dedicada a fomentar ações compartilhadas voltadas à promoção de igualdade, ao aprofundamento democrático e ao desenvolvimento sustentável no Rio, alcançando por inteiro nossa região metropolitana comum.

Contato:

Aline Souza – coordenação de comunicação

[email protected]

(21)98272-7373

Agenda Rio

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
at neque. felis dapibus non mattis commodo massa Phasellus