Casa Fluminense e parceiros da sociedade civil se preparam para lançar a Rio Por Inteiro

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
20 de março de 2018

A iniciativa Rio Por Inteiro segue a todo vapor e já anuncia os preparativos finais para seu lançamento. Ela vai articular organizações da sociedade civil para propor e acompanhar políticas públicas na RMRJ durante o debate 2018.

 

O segundo encontro do grupo de organizações da sociedade civil que está construindo a iniciativa aconteceu no dia 7 de março em Nova Iguaçu e reuniu cerca de 20 pessoas. Foi possível debater os principais pontos da Carta para o Rio Inteiro, um curto documento político que aborda temáticas centrais da metrópole. Também foi apresentada nesse dia a metodologia que será adotada para a nova revisão da Agenda Rio 2018-2030.

 

A Fundação Cidadania Inteligente, que compõe o grupo de governança da iniciativa junto com a Casa Fluminense, Redes da Maré, CIEDs, TETO e Fórum Grita Baixada, apresentou a sua plataforma “Vota Inteligente”, que foi criada inicialmente para o Chile e que servirá de base para a mobilização.

Confira fotos aqui!

O encontro seguinte foi realizado no último sábado (17/03) na Casa do Funk em São Gonçalo, quando o grupo avançou para a construção de um calendário compartilhado de ações da sociedade civil. O momento de todos os parceiros se engajarem com a divulgação do Rio por Inteiro em suas redes está chegando e ele começa com a campanha de financiamento coletivo da iniciativa, que terá o lançamento no início de abril. O crowdfunding servirá para arrecadar recursos básicos para a iniciativa e vai engajar novos parceiros.

 

Em São Gonçalo foi apresentado o Plano de Ação que vai envolver três frentes específicas: (1) Plataforma usando a tecnologia Vota Inteligente, (2) Materiais de mobilização e comunicação durante as atividades dos parceiros nos territórios, (3) debates públicos com os candidatos e candidatas a governador (a), deputados (as) federais e estaduais.

O grupo presente foi composto UGC – União Gonçalense de Ciclistas, Bike Anjo São Gonçalo, Instituto Baía de Guanabara (IBG), TETO, Rede Funk Social, Casa Fluminense, Movimento Pró-São Gonçalo e Fórum Permanente de Agenda 21 Local. De acordo com as lideranças locais, a iniciativa poderá ser catalizadora de organizações de São Gonçalo, visto que existe uma dificuldade em promover ações conjuntas no município.

Estamos no caminho certo!

A apresentação pública do Rio por Inteiro será dia 3 de abril. Em breve o evento do FB estará disponível para compartilhamento.

Estão convidados todos que participaram das reuniões até aqui e outras pessoas que ainda vão chegar. O evento será aberto e apresentará os objetivos e plano de ação do Rio por Inteiro, dando a largada no crowdfunding e na ação coletiva que faremos em 2018.

Confira a Apresentação básica Rio Por Inteiro  e prepare para dar sua colaboração!

Saiba como foi o primeiro encontro aqui!

Agenda Rio

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
sem, dapibus dictum eget libero. tempus