Casa Fluminense participa do Dia de Boas Ações

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
17 de abril de 2018

O Dia de Boas Ações, o maior evento de voluntariado do mundo, movimentou a Quinta da Boa Vista no último domingo (15/04). O evento, que é realizado pela Atados Rio, levou diversas oportunidades para o público presente que tem interesse em se engajar em ações de transformação da sociedade e iniciativas sustentáveis.  A Casa Fluminense esteve lá para falar da iniciativa Rio Por Inteiro, juntamente com a Agência de Redes Para Juventude e o Projeto #Colabora, levando uma visão integrada da região metropolitana.

A programação foi intensa!! Foram ocupados seis espaços diferentes de atividades com shows, intervenções artísticas, atividades para crianças, oficinas e debates, além da presença de mais de 40 ONGs do Rio apresentando seus trabalhos.

 

Douglas Almeida, coordenador de mobilização e incidência política da Casa Fluminense, levou a mensagem de atuação da Casa como polo de rede de instituições da sociedade civil. “A partir dessa constatação que a metrópole é desigual, não poderíamos ficar calados e o trabalho em rede é uma alternativa para propormos e acompanharmos as políticas públicas no Rio Metropolitano”, afirmou. De acordo com ele, a iniciativa Rio Por Inteiro  vem para reforçar isso, um grupo de organizações da sociedade civil articulados para colocar em pauta no debate eleitoral deste ano a ampliação de oportunidades e redução de desigualdades na metrópole.

Essa realidade de desigualdades liderou a atividade. Temas como educação, mobilidade urbana, segurança pública e saneamento foram os assuntos mais comentados. O jornalista Aydano André Motta, do #Projeto Colabora, reforçou a importância da iniciativa e de debater a metrópole, sobretudo trazendo elementos das regiões mais periféricas.

Edmilson, morador da favela de Acari que assistiu a atividade, disse que é ambulante e foi conhecer os projetos para ver o que pode levar para comunidade dele. “Eu trabalho com o futebol para adolescentes e jovens da favela, dando uma alternativa para eles”. Este é um grande drama de nossa juventude. Para se ter uma ideia, na Pavuna, um a cada cinco jovens abandonou a escola em 2014.

 

A Rio Por Inteiro está com uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar recursos!

Acesse e saiba como colaborar: http://bit.ly/RioPorInteiroDBA

Confira aqui algumas fotos!

 

Painel de Monitoramento

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
venenatis, Phasellus ut velit, Donec eleifend