Programação do 3º Ciclo| Curso de Políticas Públicas 2020

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
14 de maio de 2019

3º Ciclo :: Políticas setoriais

Aula: Direito à Memória e Justiça Racial

Data: 22/04/2020
Professores: Giselle Florentino e Fransérgio Goulart

Mini bio// Fransérgio Goulart é coordenador do Projeto Direito à Memória e Justiça Racial, historiador formado pela UERJ, fomentador do Espaço “Pra que e Pra quem Servem as Pesquisas sobre Favelas?” e do curso sobre Segurança Pública e Epistemologia Favelada, e também militante do Movimento de Favelas.

Mini bio// Giselle Florentino é sistematizadora de dados do Projeto de Direito à Memória e Justiça Racial. Economista e mestranda em Serviço Social e Desenvolvimento Regional na UFF. Assistente parlamentar na Comissão de Trabalho, Renda e Seguridade Social da Alerj.

Aula: Política habitacional e direito à cidade

Data: 29/04/2020
Professora: Tainá de Paula

Mini bio // Tainá de Paula é arquiteta e urbanista, mestra em urbanismo pela UFRJ, assessora técnica do Movimento de Trabalhadores Sem Teto e coordenadora do projeto BR Cidades no Rio de Janeiro.

Aula: Cultura como Política Pública: desafios para o protagonismo periférico

Data: 6/05/2020
Professora: Dani Francisco

Mini bio // Mãe, jornalista, produtora cultural e mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas pela FEBF|UERJ com foco de pesquisa nos coletivos culturais independentes, a produção e difusão de seus bens simbólicos na Baixada Fluminense. É gestora de projetos de Cultura e Educação com 15 anos de atuação, co-fundadora do Gomeia Galpão Criativo, conselheira da Casa Fluminense. Ministra a disciplina ‘Projetos Culturais: do planejamento à avaliação’ no MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, na FGV Rio.

Aula: Desigualdade de gênero e políticas públicas para mulheres

Data: 13/05/2020
Professora: Luciene Medeiros

Mini bio // Doutora em Serviço Social pela PUC/Rio. Graduou-se em História e tem pós-graduação Lato Sensu em História Social do Brasil. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Serviço Social da PUC/Rio, onde leciona na graduação; coordena os cursos de Pós-graduação Lato Sensu em “Políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher”; e, “Atendimento à criança e adolescente vítima de violência doméstica”. É autora do livro “Em briga de marido e mulher o Estado deve meter a colher: políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica”. Participa do Fórum Municipal dos Direitos da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caxias.

Aula: Segurança pública e cidadã: desigualdades, violações e violências

Data: 20/05/2019
Professor: Pablo Nunes

Mini bio // Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) e pesquisador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC-UCAM). Participa de pesquisas relacionadas aos temas de juventude, gestão e modelos de policiamento, análise de índices criminais, mídia e violência.

Aula: Política Públicas para a Educação

Data: 27/05/2020
Professor: André Lázaro

Mini bio // Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Professor adjunto da UERJ e Coordenador Acadêmico da FLACSO – Brasil, onde atua como pesquisador e coordenador do Programa Políticas de Educação Superior. Foi Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC de 2007 a 2010 e participou do Programa Brasil sem Homofobia.

Aula: Justiça Ambiental no Rio de Janeiro

Data: 3/06/2020
Professora: Cleonice Puggian

Mini bio // É líder do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Natureza e Sociedade (LabPENSo/CNPq), tendo coordenado vários projetos sobre educação e injustiças ambientais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Além disso, também é professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF).

Aula: Política Públicas no campo da saúde – os múltiplos desafios do SUS

Data: 10/06/2020
Professora: Cláudia Cruz

Mini bio // Doutora em Políticas Públicas pelo Instituto de Economia da UFRJ (PPDE/UFRJ).

Aula: Mobilidade urbana sustentável na RMRJ: desafios e oportunidades

Data: 17/06/2019
Professor: Vitor Mihessen

Mini bio // Economista formado pela UFRJ, mestre em Ciências Econômicas e especialista em Políticas Públicas pela UFF. É coordenador de informação da Casa Fluminense.

Curso de Políticas Públicas

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
lectus dictum sit id felis odio