Por um futuro pensado de nós para nós, Ong quer fazer parte das decisões de Belford Roxo

Texto por
Luize Sampaio
Data
3 de novembro de 2021

Instalado na Rua João Fernandes Neto, região conhecida como Rua do Meio, a organização atua há cerca de cinco anos com atividades culturais e educativas voltadas para crianças, jovens e mulheres de Belford Roxo. O nome da iniciativa reafirma uma das missões do Sim! Eu Sou do Meio que é aumentar a valorização e fortalecer o vínculo territorial entre os moradores da região. A Rua do Meio já foi considerada a área mais perigosa da Baixada Fluminense nos anos 90, mas com o esforço de organizações como a Sim! Eu Sou do Meio, uma nova onda de esperança tem rondado o território. Saiba mais sobre a atuação da ong por três caminhos: 

1- Atuação na formação

Com o apoio do Fundo Casa, a Sim! Eu Sou do Meio produziu a primeira edição do curso Formação em Políticas Públicas e Direito à Cidade em Belford Roxo. Com 40 alunos selecionados e nove encontros, as aulas trouxeram especialistas para debater questões como saneamento, segurança pública, comunicação, educação, entre outros eixos importantes para a gestão de uma cidade. Segundo a organização, o curso visa atender uma demanda urgente no território que é o aumento da participação da sociedade civil nos debates políticos da cidade. 

Atividade sobre saneamento básico no curso de formação de políticas públicas em Belford Roxo. Foto: Paulo Oliveira/ Estúdio Casa 4

2- Conversa com o território 

Com mais de 500 mil habitantes, a cidade de Belford Roxo ansiava por um espaço de ajuntamento como a formação organizada pelo Sim! Eu Sou do Meio. A coordenadora e fundadora do projeto explica que a formação é um primeiro passo para a construção da primeira agenda coletiva de políticas públicas da sociedade civil belford-roxenses. 

Cria de Belford Roxo, Débora Silva é idealizadora da organização Sim! Eu Sou do Meio, apoiada pelo Fundo Casa Fluminense no edital 2021. Foto: Paulo Oliveira/ Estúdio Casa 4

“Nós precisamos nos estruturar politicamente. Não podemos mais aceitar que aquilo que é decidido nos espaços de poder seja feito sem a nossa participação coletiva enquanto sociedade civil organizada. Então o curso visa construir uma formação em política pública com instrumentos fortes que nos permitam ir para esses espaços de disputa, incidir politicamente e trazer melhoria para o nosso município, bairros e territórios. A gente entende que essa formação vai trazer resultados incríveis com dias melhores para nossa comunidade. É isso, nada mais de nós sem nós”, afirmou a idealizadora do projeto. 

 3- Efeito Sim! Eu Sou do Meio 

Com o plano de criar uma agenda local de incidência política, a formação organizada pela Sim! Eu Sou do Meio reuniu lideranças locais para que juntos consigam elaborar propostas de melhorias na cidade. A ideia é que com a produção desse material o grupo possa iniciar um movimento de ampliação da participação civil em audiências públicas, reuniões com secretários e outros diálogos estratégicos para pensar o futuro de Belford Roxo. A formação também vai atuar pensando nas especificidades de cada parte do território, a ideia é que o curso seja o pontapé para discutir o macro e em seguida realizar escutas ativas e analisar demandas do micro. 

Aula da Ane Peixoto na 1ª Formação em Políticas Públicas e Direitos à Cidade em Belford Roxo sobre saneamento básico. Foto: Paulo Oliveira/ Estúdio Casa 4

Siga a Sim! Eu Sou do Meio nas redes:

https://www.instagram.com/simeusoudomeio_social/

http://simeusoudomeio.com.br/

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
tempus at Lorem Aliquam risus in ultricies