Quais são as prioridades para a metrópole do Rio?
Essa é uma pergunta que a população está se fazendo periodicamente. Para tentar respondê-la, acontece amanhã (25/04) a primeira de uma série de pré-conferências para consolidação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDUI/RMRJ), quando serão debatidos Programas de Ações Prioritárias (PAPs) para os municípios da RMRJ e eleitos os delegados da sociedade civil que representarão suas localidades na Conferência Metropolitana, que será realizada em Niterói no dia 26 de maio. A Casa Fluminense estará presente na ocasião e se inscreverá para a eleição de delegados convidando todos os seus parceiros a participarem também. “Acreditamos que esta é uma iniciativa fundamental para as áreas de planejamento e governança metropolitana, é fundamental a participação social para desenvolver a metrópole fluminense nos próximos anos”, disse Henrique Silveira, coordenador executivo da organização.
O PDUI tem como objetivo de elaborar um conjunto de cenários, estratégias e instrumentos que orientem decisões governamentais nos anos futuros e sejam referências para a sociedade fluminense. A Câmara Metropolitana está convidando representantes de organizações da sociedade civil, de movimentos sociais e populares, de entidades empresariais, profissionais e acadêmicas, bem como cidadãos interessados no desenvolvimento metropolitano para participar. É a oportunidade de debater as prioridades para a Região Metropolitana.
As primeiras reuniões foram realizadas nos dias 13 e 14 de março, no Palácio Guanabara, com a presença de 49 representantes do governo do estado e das prefeituras e das secretarias, e também de mais de 70 pessoas da sociedade civil, ONGs, entidades de classe e universidades. Ao longo do percurso já foram ouvidas mais de 3 mil pessoas em toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O PDUI é uma iniciativa do Governo do Estado, viabilizada por meio da Câmara Metropolitana e financiado pelo Banco Mundial.
A pré conferência do Rio (Hipercentro/Zona Norte) será no dia 15/05, no auditório do Viva Rio – Salão Pablo e Ana, Rua do Russel 76.
Veja abaixo a agenda das Conferências:
25/4 (quarta-feira) – 18h – Niterói.
Endereço: Rua Ernani do Amaral Peixoto 286, Centro – na sede da Associação Comercial de Niterói.
26/4 (quinta-feira) – 18h – São Gonçalo.
Endereço: Rua Manoel João Gonçalves 410, Alcântara – no Auditório da Universidade Estácio de Sá – Unidade Alcântara.
5/5 (sábado) – 9h – São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Mesquita.
Endereço: Rua Panamense 23-76, Jardim Meriti – no Centro Cultural Meritiense.
9/5 (quarta-feira) – 18h – Duque de Caxias.
Endereço: Rua Prof. José de Souza Herdy 1160, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias – Shopping Unigranrio, 3º piso (Cinema da Unigranrio).
10/5 (quinta-feira) – 18h – Nova Iguaçu.
Endereço: Rua Getulio Vargas 51, Centro – no Teatro Sylvio Monteiro.
12/5 (sábado) – 9h – Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito.
Endereço: a definir.
15/5 (terça-feira) – 18h – Rio de Janeiro (Hipercentro e Zona Norte).
Endereço: Rua do Rússel 76, Glória – na organização Viva Rio – Salão Pablo e Ana.
17/5 (quinta-feira) – 18h – Guapimirim, Magé e Cachoeira de Macacu.
Endereço: Avenida Dedo de Deus 1161, Guapimirim – na Prefeitura de Guapimirim.
18/5 (sexta-feira) – 18h – Queimados, Japeri e Paracambi.
Endereço: Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira s/n, Vila Pacaembu, Queimados – no Teatro Escola Marluce Cunha.
19/5 (sábado) – 9h – Rio de Janeiro (Campo Grande e Santa Cruz), Itaguaí e Seropédica.
Endereço: a definir.