Organizações da sociedade civil carioca promovem encontros com candidaturas à prefeitura do Rio

Categorias
Texto por
Larissa Amorim
Data
5 de outubro de 2020

Benedita da Silva (PT), Renata Souza (PSOL), Eduardo Paes (DEM) e Marta Rocha (PDT) já confirmaram presença nos encontros com transmissão ao vivo 

Com início das campanhas eleitorais, o debate sobre os problemas e as soluções para a cidade do Rio de Janeiro ganha protagonismo e demanda das candidaturas que estão na disputa um posicionamento sobre seus programas de gestão municipal. Neste sentido, em busca de fortalecer o debate público para o futuro da cidade, mais de 20 organizações sociais atuantes realizam em outubro uma série de quatro encontros com prefeitáveis. Foram convidados para participar as candidaturas de Benedita da Silva (PT), Renata Souza (PSOL), Eduardo Paes (DEM) e Martha Rocha (PDT).

Ainda no contexto da pandemia, os encontros serão transmitidos ao vivo pelo facebook das organizações participantes nos dias 8, 14, 22 e 28 de outubro, no formato de três blocos de perguntas e respostas nos diferentes temas da cidade como emprego, saúde, educação, transporte, juventude, entre outros. A partir deste diálogo, o grupo defende que a próxima gestão para o Rio de Janeiro assuma compromisso com a redução das desigualdades vividas em nossas favelas e periferias, com um planejamento estratégico com participação popular e uma gestão transparente e eficiente na execução do orçamento público e no combate à corrupção.

Com representação de organizações com atuação na zona oeste, zona norte e a região central, os Encontros GIRO com prefeitáveis são convocado pela Casa Fluminense, Fundação Cidadania Inteligente, Ação da Cidadania, Agência de Redes para a Juventude, Arteiros, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), Casa Dona Amélia, Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), Circo Crescer e Viver, Coletivo Papo Reto, DataLabe, Centro Cultural Phabrika de Artes, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Instituto de Estudos da Religião (ISER), Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia (IPAD), Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Instituto Mariele Franco, Mulheres Negras Decidem, Observatório de Favelas, Peneira, Projeto Manivela, Redes da Maré, Ser Cidadão e Santa Cruz 2030.

Sobre o GIRO 2020

Realizada pela Casa Fluminense e Fundação Cidadania Inteligente, a iniciativa Giro 2020 visa fortalecer a democracia antes, durante e depois da eleições, através de agenda propositiva, processos formativos e encontros com candidaturas. A série de quatro encontros com prefeitáveis faz parte da iniciativa.

Serviço:

De 10h30 às 12h, todos os encontros serão transmitidos ao vivo pela página de facebook da Casa Fluminense e retransmitidos pelo facebook das organizações participantes.

8 de outubro | Encontro Giro com Prefeitáveis #1 com Benedita da Silva (PT)

14 de outubro | Encontro Giro com Prefeitáveis #2 com Renata Souza (PSOL)

22 de outubro | Encontro Giro com Prefeitáveis #3 com Eduardo Paes (DEM)

28 de outubro | Encontro Giro com Prefeitáveis #4 com Martha Rocha (PDT)

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
Donec massa leo. Praesent tristique Aenean consectetur non porta.