Onde a água sempre acha um caminho

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
22 de março de 2023

Por Iyalorixá Roberta de Yemonja* 

Como uma mulher Negra, POTMA (Povo Tradicional de Matriz Africana), Líder Religiosa, Fundadora e Presidente do Espaço Sociocultural Águas do Amanhã e também como uma mulher em que as águas é que me conduz, não poderia deixar de falar sobre isso dia tão importante. 

O ODS 6 nos sugere e orienta sobre a importância da água limpa e saneamento como um direito de todos. Neste dia Mundial da Água é importante chamarmos a atenção e questionarmos o uso e acesso a esse bem comum, um recurso natural, mas que grande parte da população não acessa. Podemos ir além e entendemos a importância da água desde o corpo do ser humano que é composto majoritariamente de água, em torno de 70%, a composição do planeta terra ao pensarmos nos rios, mares, lagoas é toda a vida existente. 

Existe a necessidade de cuidado e preservação como bem fala a “ODS 14, VIDA DE BAIXO D’ÁGUA”, precisamos nos organizar e lutar para permitir a sobrevivência dos seres vivos, equilibrar e conservar a biodiversidade para reduzir os impactos da mudança do clima do planeta. Para alguns o acesso à água de forma abundante, faz com que muitas das vezes não percebemos que a falta da mesma existe em várias localidades, dificultando a vida de uma população que sofre muito com escassez ou falta de acesso a água. 

É importante alertar e buscar caminhos de resolução para a constante falta d’água que sofremos diariamente, em várias ruas da nossa querida Sepetiba, Zona Oeste do Rio. Em virtude da desigualdade social, da falta de manejo e uso sustentável e consciente dos recursos naturais, que não é algo específico daqui, mas sim um reflexo de grande parte da população brasileira que sofre com a ausência de saneamento básico. 

Por isso, no Espaço Sociocultural Águas do Amanhã, como gotas que de pouco em pouco enchem um recipiente, nossa ideia é somar nossas águas com as águas dessas mulheres até transbordar em autonomia, direitos sociais e processos emancipatórios. Em um movimento intenso, como o das águas, atuamos com Rodas de Conversas, Oficinas para Geração de Renda, Oficinas lúdicas para crianças e adolescentes, além do levantamento e diagnóstico das necessidades de Sepetiba identificadas pelas mulheres para a construção da Agenda Local de Sepetiba.

Segundo a visão Yorubá, OMI – ÁGUA, é o nosso elemento mais importante. O OMI, que apazigua, limpa, renova, alimenta, cura, renova traz o movimento em nossas vidas. Água sempre acha caminho, que nossos caminhos sejam límpidos como as águas dos rios, mares, lagoas e oceanos.

*Roberta Rafaela Mendes Costa é uma mulher feminista, negra, mãe da Anna Júlia, comprometida na luta antirracista. Graduanda em Políticas Públicas pela UNISUAM. Idealizadora e Presidente do Espaço Sociocultural Águas do Amanhã, fundado em 2020. Yalorisá da Unidade Tradicional Territorial (UTT) Casa das Águas de Yemonja, localizada em Sepetiba (Zona Oeste do Rio de Janeiro).

 

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
odio at Praesent id, ipsum nec ut dolor. felis risus. eget