O que é o Painel?

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
11 de abril de 2019

Em 2018, a Casa Fluminense lançou a Agenda Rio 2030, um conjunto de propostas elaboradas a partir de Fóruns e encontros realizados com a rede de parceiros desde 2013. O documento foi assinado por mais de 50 organizações da sociedade civil fluminense. A Agenda Rio foi amplamente difundida e ganhou reconhecimento de um espectro político diverso no Rio, inclusive com candidatas e candidatos utilizando propostas inteiras nos seus programas de governo. Apesar de presenciarmos um cenário de desmonte das políticas e de crise fiscal e econômica que restringe investimentos públicos do estado, entendemos que o monitoramento da Agenda Rio 2030 é estratégico para a Casa manter o foco no debate sobre soluções para o Rio.

O monitoramento de políticas públicas é encarado por nós da Casa Fluminense como uma prática constante da democracia, sem a qual não há diagnósticos nem receitas para os problemas que nos afetam diariamente. Nesse sentido, o Painel da Agenda Rio 2030 visa ser uma ferramenta de acompanhamento, informação e orientação das ações e investimentos públicos. Em construção permanente e coletiva, é uma plataforma de monitoramento das 40 propostas de políticas públicas consolidadas na Agenda Rio. Norteada pelas perguntas “Do que se trata?”, “Em que pé está? e “O que precisa ser feito?”, o Painel revela os principais desafios para que as propostas da Agenda se concretizem.

Queremos chamar atenção para um debate de políticas baseadas em evidências e com participação popular para um Rio mais integrado e menos desigual. Portanto, é tempo de levar o monitoramento das propostas Agenda Rio 2030 para outros espaços, como a Defensoria Pública, o Ministério Público, a ALERJ, as universidades e os veículos de comunicação. Esperamos que o Painel seja um instrumento efetivo para nos ajudar a alcançar essa desafiadora tarefa.

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
dolor. porta. consequat. libero venenatis, Lorem leo Aliquam risus.