Nossa Meriti busca uma nova forma de fazer política na cidade

Texto por
Luize Sampaio
Data
22 de outubro de 2021

A recém criada Nossa Meriti surgiu em um período entre eleições, preocupada com o futuro de São João de Meriti e a forma como a disputa eleitoral se tornou mais tensa nos últimos anos. Para fugir dessa ideia de que o debate sobre política se resume ao embate sem proposição, a iniciativa busca ser um espaço de diálogo entre diferentes movimentos e organizações da sociedade civil. Sua primeira grande ação é criação de uma agenda local propositiva para aumentar a participação social nos debates cruciais para o futuro do município. Entenda quais são os caminhos para isso em 3 pontos:

1- Atuação na formação de lideranças 

Para garantir que a agenda de propostas seja plural, a organização está mobilizando um curso de formação de lideranças. Foram selecionados 48 participantes de 18 bairros de São João que já fazem parte de algum movimento da cidade ou têm essa vontade de se mobilizar. As aulas vão ocorrer até novembro e são o primeiro espaço de escuta ativa para a formulação da agenda local de incidência. 

2- Conversa com território

O coordenador da  Nossa Meriti, Douglas Almeida, contou que um dos incentivos para a criação da iniciativa foi a percepção que o grupo teve da disputa eleitoral de 2020. As vozes com mais força no território traziam apenas discussões rasas sobre o futuro de São João. 

“Depois de observar esse cenário, nos reunimos com objetivo de trazer uma nova frente de discussão de conteúdo para esfera pública da cidade formada por lideranças locais.  Então a Nossa Meriti tem um pouco desses dois objetivos:  trazer luz para as discussões de políticas públicas, enquanto cria uma rede forte de lideranças atuantes em todas as partes do território”, explicou o coordenador. 

3- Efeito Nossa Meriti 

O fortalecimento das lideranças de São João é visto como a porta de entrada da organização na cidade. A ideia é que o curso além de ajudar no desenvolvimento dos alunos seja um espaço de costura entre os movimentos, partidos, projetos e organizações que antes trabalhavam de forma isolada pela cidade. A ideia é conectar e agregar novas pessoas ao campo progressista de participação popular na cidade. 

Siga a Nossa Meriti nas redes:

https://www.instagram.com/nossameriti/

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
risus tempus venenatis, non Nullam nec libero. odio id justo ipsum vel,