Movidos pelo sonho de uma Japeri mais humana e sustentável

Texto por
Comunicação Casa
Data
6 de outubro de 2023

A mobilidade urbana é uma pauta que atravessa o cotidiano do Rio de Janeiro, principalmente quando consideramos as periferias da metrópole. Os moradores da Baixada Fluminense são diretamente impactados pela falta de acesso a um transporte eficiente, seguro, acessível e limpo. A necessidade de um planejamento urbano efetivo e integrado a um desenvolvimento sustentável é urgente, para territórios como Japeri essa demanda é ainda mais necessária e é isso que a galera do Mobiliza Japeri vem discutindo.

O Mobiliza é um coletivo que pensa a mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável da cidade de Japeri. Eles acreditam que o crescimento de uma cidade deve ser feito a partir da mobilidade, considerando toda a forma de deslocamento, não só automóveis ou transportes públicos, mas também o acesso seguro das vias a pedestres e ciclistas, por exemplo.

Atualmente, o trabalho que eles desenvolvem está direcionado a articulação do território. Essa movimentação é feita através de encontros, eventos e formações, como o “Seminário de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Sustentável de Japeri” que no último mês realizou a sua 5ª edição. Em uma conversa com a Casa Fluminense, Patrícia Alves, uma das organizadoras do coletivo, compartilhou a visão do projeto sobre a mobilidade:

“Acreditamos que a maneira que a gente se movimenta dentro da cidade pode fazer com que ela cresça e se desenvolva”, contou Patrícia. 

Diálogo sobre Mobilidade Urbana em Japeri

O “5º Seminário de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Sustentável de Japeri”, organizado pelo Mobiliza, aconteceu no dia 30 de setembro, marcando um encontro importante na busca por soluções para os desafios de mobilidade na região. Reunindo especialistas, ativistas e membros da comunidade, o seminário reuniu pessoas em torno de um objetivo comum de criar um município mais acessível, sustentável e integrado.

Foto: Lucas Linhares

Com uma agenda ampla em relação à discussão sobre mobilidade, o evento abordou tópicos que vão desde a acessibilidade e segurança no transporte público até as últimas inovações em mobilidade sustentável, como a criação de bicicletários gratuitos pela cidade. A 5ª edição do seminário foi desenvolvido com apoio da Casa Fluminense através do “Edital Agenda Rio 2030: Enfrentamento ao Racismo Ambiental, Geração Cidadã de Dados e Incidência Política”, e o evento proporcionou um espaço de diálogo sobre questões que afetam a estrutura urbana de Japeri e da Baixada Fluminense. 

Patrícia contou que o apoio da Casa foi essencial para a construção do evento, inclusive facilitando a locomoção de alguns participantes que tinham limitação em relação à mobilidade, viabilizando a alimentação e o deslocamento até o evento, que aconteceu em Engenheiro Pedreira, subdistrito de Japeri.

O evento teve um dia de programação,  durante a manhã contou com a participação de Andreia Brito, secretária de Urbanismo e Habitação de Japeri, Ana Paula Guimarães, presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro, Rafaela Albergaria, coordenadora do Observatório de Trens. À tarde as discussões foram puxadas por José Valente, secretário de Transporte de Japeri, Marcos Bicalho, Urbanista e Especialista em transporte e Henrique Silveira, Coordenador de Desenvolvimento Socioeconômico do IPP-Rio.

Foto: Lucas Linhares

A participação da comunidade foi o destaque do dia, com os cidadãos de Japeri engajados e com espaço de fala para apresentarem suas próprias realidades e propostas para melhorar a mobilidade do município. Ouvir diretamente as experiências e necessidades da comunidade é fundamental para criar soluções que sejam verdadeiramente efetivas e inclusivas, e o Mobiliza acredita nisso.

Rio 2030: O futuro da mobilidade

Pensar em um Rio 2030 alinhado com as justiças de gênero, racial, econômica e climática também é pensar em mobilidade, deslocamento e acesso integral à metrópole. É isso que o pessoal do Mobiliza Japeri vem discutido em seus eventos e lutado para incidir politicamente.

Patrícia, representante do projeto, enfatizou que não podemos planejar o futuro de Japeri e da Baixada Fluminense sem priorizar uma metrópole acessível para todos. Ela destaca especialmente os moradores das favelas e áreas periféricas, que atualmente não têm acesso a um transporte de qualidade, seguro, limpo e sustentável. Patricia compartilhou a estratégia do Mobiliza para fazer mudanças reais. 

“A partir dessas discussões, pegamos as propostas e as apresentamos ao governo municipal. Assim, eles podem transformar as ideias propostas pelos cidadãos de Japeri e da Baixada em melhorias reais para a cidade”, contou a representante do Mobiliza. 

Para alcançar isso, o Mobiliza confia na participação ativa das comunidades na construção de infraestruturas urbanas eficazes para as periferias. Eles também defendem um sistema de transporte sustentável, baseado em energia limpa. Além disso, acreditam em um planejamento urbano que priorize a mobilidade alternativa, garantindo acesso e segurança aos ciclistas. Todos esses pontos foram discutidos durante o 5º Seminário de Mobilidade, pensando em uma metrópole mais acessível, segura e sustentável para todos.

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
odio Aenean libero ante. Curabitur Phasellus ut nec facilisis commodo