Casa Fluminense lança plataforma de monitoramento da Agenda Rio 2030

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
9 de abril de 2019

Completos 100 dias do novo governo e uma vez constituída a nova legislatura na Alerj, a Casa Fluminense realiza nesta quinta (11/04) o primeiro Encontro Casa na Biblioteca Parque Estadual para o lançamento do Painel Agenda Rio 2030, plataforma de monitoramento das 40 propostas de políticas públicas consolidadas na Agenda Rio. O documento de propostas foi assinado por mais de 50 organizações da sociedade civil fluminense e seu conteúdo amplamente utilizado em diversas candidaturas, como a do governador eleito e de diversos outros mandatos.

Norteado pelas perguntas “Do que se trata?”, “Em que pé está? e “O que pode ser feito?”, o Painel revelará os principais desafios para que as propostas da Agenda se concretizem, especialmente no eixo de mobilidade urbana, que tem como principal proposta, licitar o bilhete único e tornar as tarifas transparentes.

“O monitoramento de políticas públicas é encarado por nós da Casa Fluminense como uma prática constante da democracia, sem a qual não há diagnósticos nem receitas para os problemas que nos afetam diariamente. Nesse sentido, o Painel da Agenda Rio 2030, de construção permanente e coletiva, visa ser uma ferramenta de acompanhamento, informação e orientação das ações e investimentos públicos. Nossos objetivos finais são a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável na Região metropolitana do Rio de Janeiro”,explica Vitor Mihessen, coordenador de informação da Casa Fluminense.

Neste movimento, lançamos o Boletim da Agenda Rio 2030 na Central do Brasil que mostra como a passagem pesa no bolso e como há pouca transparência no setor. O jornalzinho é uma experiência de monitoramento por parte da sociedade civil que usa linguagens simples e diretas para acompanhamento e incidência sobre o debate e as ações públicas. Confira aqui como foi.

Para o debate sobre conteúdos abordados no material, convidamos parceiros da sociedade civil, como o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC). Além deles, o Encontro Casa também contará com a presença do Ministério Público, um dos principais atores neste encontro de agentes da mobilidade. O promotor vai apresentar a experiência Portal Consumidorvencedor.mp.br, uma plataforma que reúne as principais denúncias e processos que envolvem o sistema de transportes fluminense.

Programação

Lançamento do Painel Agenda Rio 2030
Thabará Garcia, pesquisadora convidada da Casa Fluminense

Boletim da Agenda Rio 2030 | Transporte Bom e Barato é possível
João Pedro Martins, assessor de informação da Casa Fluminense

Plataforma MobiliDADOS e seus boletins
Beatriz Rodrigues, coordenadora de transporte público do ITDP

Apresentação do site Consumidor Vencedor
Sidney Rosa, subcoordenador das Promotorias de Defesa do Consumidor do MPRJ

Mediação
Vitor Mihessen, coordenador de informação da Casa Fluminense


Serviço

Encontro Casa | Monitoramento e mobilização para a política de mobilidade no Rio

11 de abril – 18h 

Biblioteca Parque Estadual 

Av. Pres. Vargas 1261, Centro – A entrada do público será pela Av. Tomé de Sousa.

Entrada Franca

Informações para a imprensa

Larissa Amorim –  99996-0818 

Natanael Damasceno – 99744-1416

Agenda Rio

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
quis suscipit mattis libero. ut non velit, pulvinar at Donec amet, vel,