Mobilidade Urbana – Casa Fluminense participa de projeto que reúne outras 50 organizações espalhadas por 10 cidades do Brasil

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
13 de setembro de 2017

Pensando novas estratégias de monitoramento e controle social para a mobilidade urbana no Rio de Janeiro, a Casa Fluminense convidou parceiros locais para participar do projeto MOBCidades – Orçamento e Direitos, que foi lançado dia 19 de setembro em todo o Brasil. O projeto, que tem apoio financeiro da União Europeia e metodologia do Inesc – Instituto de Estudos Socioeconômicos, visa fortalecer e fomentar a participação social na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte, por meio do monitoramento do orçamento e influência na criação e implementação de políticas públicas transparentes, capazes de assegurar a efetiva democratização dos espaços públicos. No Rio o lançamento ocorreu às 15h, na Glória.

Realizada em parceria com 50 organizações de 10 cidades integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis (RSBCJDS), a iniciativa contempla os seguintes municípios: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Piracicaba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP). A Rede tem como característica a mobilização e atuação voltada ao exercício do controle social e defesa de pautas e agendas vinculadas à melhora da qualidade de vida nas cidades onde atuam.

Como funciona o projeto?

Cada uma das 10 organizações será responsável por mobilizar outros quatro coletivos em suas cidades (cinco coletivos locais), somando um total de 50 organizações. O projeto pretende promover pelas 50 organizações participantes a multiplicação da Metodologia Orçamento e Direitos e do Orçamento Temático da Mobilidade Urbana do Inesc – Instituto de Estudos Socioeconômicos.

No Rio, algumas organizações convidadas pela Casa Fluminense são oriundas de municípios da Região Metropolitana: Mobiliza Japeri (Japeri), MobiRio, Meu Rio, CONTREM (Guapimirim), Observatório Social do Rio e União Gonçalense de Ciclistas (São Gonçalo). A ideia é que estas organizações locais tenham o compromisso de participar das atividades formativas, de incidência, de comunicação e monitoramento das respectivas políticas públicas de mobilidade urbana. Os parceiros e movimentos convidados terão como estratégia comum o acompanhamento das ações dos governos locais para as políticas públicas na tentativa de torná-las mais transparentes e efetivas nos municípios e região metropolitana.

Temas como gênero e direito à cidade, segregação espacial, tarifas do transporte, redução da velocidade nas vias públicas urbanas, transporte como direito (ODS), mobilidade reduzida e direito à cidade são alguns eixos a serem abordados.

Aproveitando o mês da mobilidade urbana em setembro a Casa Fluminense realiza também na mesma data uma oficina com os jovens comunicadores selecionados em sua 1ª Chamada Pública para o Edital Fundo Casa, que convocou coletivos de mídia comunitária para enviar propostas com o tema mobilidade urbana como pano de fundo, retratando os desafios da região metropolitana. No Rio de Janeiro o lançamento ocorre às 15h na Rua do Russel, 76 – 5º andar – Casa Fluminense/ISER.

Assista o vídeo do projeto que visa fortalecer e fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte.

ODS 11 – direito à cidade

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS foram criados em 2015 para orientar os países e a população global sobre novos caminhos a serem seguidos, visando melhorar a vida das pessoas em todos os lugares do planeta. Naquele ano, os países tiveram a oportunidade de adotar a nova agenda de desenvolvimento sustentável e chegar a um acordo global sobre a mudança climática. Assim, foi criada a Agenda 2030, um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas e aqui damos destaque para o Objetivo 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

A meta 11.2 é bastante clara no que diz respeito à mobilidade urbana: até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.

No entanto, os desafios para alcançá-la são muitos. O principal deles para as regiões metropolitanas do Brasil é estabelecer um diálogo entre as prefeituras locais para que as políticas públicas sejam elaboradas com visão de futuro, com planejamento de médio e longo prazo. Em outras palavras, que sejam políticas de estado e não de governo, o que seria algo passageiro.

Saiba mais sobre o ODS 11: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods11/

Saiba mais sobre a Agenda Metropolitana para Mobilidade em setembro
FB: https://www.facebook.com/events/361548120932617/ 

Agenda Rio – Conheça mais sobre a atuação da Casa Fluminense para o ODS 11
https://casafluminense.org.br/agenda-rio/

Serviço:
Dia 19 de setembro – Lançamento do projeto MOBCidades – Orçamento e Direitos 
Horário: 15h
Local: Rua do Russel, 76 – 5º andar – Casa Fluminense/ISER
https://casafluminense.org.br | https://www.facebook.com/MobCidades
Contato p/ Imprensa: Aline Souza (21) 98272-7373 – [email protected]

Programação:
15h – Lançamento do MOBCidades – Orçamento e Direitos (conversa com o grupo de organizações participantes sobre o projeto e a dinâmica de capacitação do Inesc);
16h – Apresentação do levantamento situacional sobre mobilidade na RMRJ;
17h30 – Oficina de mobilidade urbana com comunicadores (apenas para os selecionados no edital).

Para saber mais consulte a NOTA TÉCNICA da Casa Fluminense: Descentralização Econômica no Rio de Janeiro

 

Fórum Rio 2019 vem aí

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
Praesent felis ultricies Lorem ipsum commodo massa