Lançamento Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia – Ipad

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
13 de agosto de 2019

O IPAD nasce de uma necessidade de nossos tempos, marcados pelo fortalecimento de vozes que negam a política, a democracia, os direitos fundamentais e entendem o mundo social como espaço da intolerância, hostilidade e supressão de direitos, além da supremacia do Mercado sobre as outras instâncias sociais e dimensões humanas. De fato, vivemos tempos em que forças ultraconservadoras, que desprezam os elementos centrais da convivência e dignidade humana, se fortalecem em todo o mundo, de forma particular no continente americano. Nesse contexto, dentre todas, são as pessoas das periferias – jovens, negras, indígenas, quilombolas – a grande maioria da sociedade, que sofrem o maior impacto das formas variadas de agressão, interdição, controle e intolerância que caracterizam as forças que ampliam sua presença no mundo social.

Nesse sentido, o IPAD se propõe a atuar como um espaço de formação política, dotado de conceitos e metodologias que permitam pensar e agir de forma crítica, ações fundamentais para consolidar e ampliar a nossa frágil democracia. Com efeito, para enfrentar a atual correlação de forças desiguais, precisamos investir em práticas de formação continuada a partir de metodologias inovadoras, do diálogo e da apropriação, de forma criativa, das tecnologias digitais e das novas formas de comunicação. Isso começa com o conhecimento e a organização do que há acumulado no processo histórico de construção da democracia, em sintonia com o estabelecimento de formas adequadas de utilizar as ferramentas atuais.

Em nossos tempos, é mais que necessário discutir o que é democracia, Estado, Mercado, Direitos Individuais, racismo institucional, Patriarcado, Patrimonialismo institucional, Liberdade, Igualdade e Convivência no Brasil e no conjunto do mundo contemporâneo. Acumular tais conhecimentos nos auxiliará a construir programas de ação antenados com os tempos e demandas atuais para defender e avançar com a democracia e superar os princípios e práticas extremistas existentes.

O seu lançamento pretende reunir até 150 convidadas e convidados para apresentação do Instituto, assim como o seu plano de trabalho, incluindo o curso de formação no início de setembro deste ano. Além de uma mesa de discussão com convidadas e convidados debatendo o tema “Democracia”.

Lançamento IPAD
Data: 15/08/2019
Horário: 16h
Local: Rua Teixeira Ribeiro – 535, Maré – Rio de Janeiro – RJ.
Informações: [email protected]

Agenda Rio

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
nec ut vel, dolor ipsum et, justo ut elit. tristique luctus mattis