
Estão abertas as inscrições para o Edital Agenda Rio 2030: tecnologias de bem-viver e direito à cidade, do Fundo Casa Fluminense
, que apoia coletivos, movimentos, cidadãos, organizações e/ou instituições locais, que desenvolvem ações de mobilização, incidência e defesa de políticas públicas alinhadas às prioritárias da Agenda Rio 2030.
O Edital Agenda Rio 2030, é uma das quatros linhas do apoio do Fundo Casa Fluminense, iniciativa que tem a missão de fortalecer lideranças para participação social nos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Edital é desenvolvido em parceria com Instituto Ibirapitanga, Ford Foundation, Clean Air Fund e Open Society Foundations, para apoiar lideranças, projetos e iniciativas que atuam em favelas e periferias pensando o bem-viver dos seus territórios e o direito à cidade de populações.
Serão selecionados 15 projetos, cada um recebendo o apoio financeiro no valor de R$20.000,00 — priorizando iniciativas que têm protagonismo das lideranças sociais periféricas. Além do recurso, as iniciativas contempladas participarão de processos formativos com oficinas sobre gestão financeira e transparência; contando boas histórias; comunicação; medindo o que importa; e captação de recursos.
Podem participar do Edital coletivos, movimentos, organizações da sociedade civil, cooperativas e empreendimentos de economia solidária que sejam liderados, prioritariamente, por mulheres cis e trans, pessoas com deficiência, negras, LGBTQIAPN+, indígenas, quilombolas, entre outros grupos populacionais e comunidades tradicionais historicamente discriminadas, que estejam localizados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com ou sem CNPJ.
Se seu projeto tem esse perfil e vocês precisam de apoio para avançar com as ações na sua comunidade ou território, acesse o edital para saber mais e inscreva-se até 30 de junho. Não perca a oportunidade de fazer parte do Edital Agenda Rio 2030: tecnologias de bem-viver e direito à cidades, e promover ações que podem transformar seu território ou comunidade.
