Informações completas sobre o 7º Fórum Rio

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
1 de abril de 2016

O 7º Fórum Rio chegou! O evento acontece amanhã, na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Preparamos esse resumão para você se preparar para esse dia de construção compartilhada de uma visão de futuro para o Rio! Inscrições ainda abertas aqui!

Comochegar

Nossa missão para o dia

Desde junho de 2013 a demanda por participação social vem crescendo. Através do diálogo e da construção compartilhada, a sociedade civil cria condições de afirmação e sustentação de pautas comuns e fortalece sua capacidade de incidência política. O evento de sábado será uma oportunidade para nos articularmos na busca por um Rio mais justo, democrático e sustentável. Como deve ser o Rio pós-olímpiadas? Quais políticas públicas são necessárias para alcançá-lo?

Programação e dinâmica  

O dia começa às 09h com um super café da manhã. A abertura está marcada para as 09h30, quando será apresentada a dinâmica dos grupos de trabalho. Uma equipe de facilitadores passará o dia conosco, garantindo a troca e a construção efetiva de horizontes e ideias comuns.

Pela manhã, os participantes serão divididos em quatro grupos. Cada um deles vai se dedicar a pensar quais são os principais desafios para o Rio. Às 13h, teremos um intervalo para almoço com intervenção de rap da galera do Rap Lap.

Na parte da tarde, vamos construir um mapa coletivo de iniciativas das organizações presentes e um calendário das ações planejadas por elas para 2016. Teremos um momento para troca de boas práticas: a ideia é compartilharmos metodologias de atuação aplicadas no nosso trabalho cotidiano.

Em seguida, os grupos formados se reúnem para pensar a criação ou reformulação de políticas públicas que contemplem os desafios metropolitanos pontuados. Na plenária final, cada um deles vai apresentar suas sugestões e propostas consolidadas. A síntese do trabalho compartilhado será enviada a todos os participantes após o evento.

AgendaRio.org

No 7º Fórum, a Casa Fluminense lança a plataforma AgendaRio.org, um repositório online de propostas de políticas públicas que servirá de referência para o aprofundamento e qualificação do debate. O acúmulo das ideias geradas no evento fará parte desse acervo!

Café e almoço

cafégrande (1)O café e o almoço serão oferecidos gratuitamente na Arena. Para que possamos manter esse esquema nos futuros eventos da Casa, teremos uma caixinha aberta para doações de livre escolha. Quem puder contribuir, está ajudando toda a rede a garantir sustentabilidade e autonomia em suas ações.

Transporte

O Fórum Rio conta sempre com um esquema gratuito de vans saindo de diversos pontos da região metropolitana. Ainda há espaço para quem parte do bairro da Glória e da zona oeste, na capital, e do município de Duque de Caxias. Mais informações sobre horários e pontos de encontro aqui. Para solicitar um lugar, mande um e-mail com nome, telefone e ponto de partida da van para [email protected].

Camisas

O Rio pós-olimpíadas será o Rio inteiro: a cidade de 12 milhões de habitantes e 21 municípios, de quem sai de Duque de Caxias e São Gonçalo para trabalhar na capital, de quem vive ao redor da Baía de Guanabara desejando-a limpa e viva. Para impulsionar essa visão ampliada, a Casa lança novas camisas. Elas serão vendidas no Fórum por R$35,00. O montante arrecadado será revertido para um fundo de apoio às ações da rede de parceiros e integrantes da Casa. Saiba mais sobre o fundo aqui.

Camisas

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
nunc mi, Sed et, justo felis dolor. sem, facilisis