GESTA – Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativa Públicas

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
30 de novembro de 2017

A Fundação BRAVA compartilhou uma nova iniciativa para colaborar com a formulação e monitoramento de Políticas Públicas, o portal GESTA – Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativa Públicas, que tem caráter inédito no país e disponibiliza de forma simples e dinâmica informações qualificadas sobre diferentes pautas de interesse público.

O primeiro conteúdo foi construído a partir de um estudo sobre evasão e abandono escolar elaborado pelo economista Ricardo Paes de Barros, apoiado pelo Insper, pelo Instituto Ayrton Senna, pelo Instituto Unibanco e pela Brava.

O estudo mostrou que, anualmente, quase 3 milhões de jovens saem da escola e que, se não fizermos nada para mudar essa realidade, demorará mais de 200 anos para mudarmos esse quadro. Por isso, foram mapeados 14 motivos que causam o desengajamento, suas causas e sugestões de atuação em casa um deles, além de 12 pilares que toda política para o Ensino Médio deve abordar, 135 políticas nacionais e 110 práticas internacionais já feitas para combater esse problema.

A ideia do GESTA é quebrar o paradigma de que estudos e dados são complicados. A ferramenta pretende valorizar e pautar o uso de evidências na formulação de políticas públicas, traduzindo todo conteúdo, como causas, consequências e custos através de infográficos e vídeos, para que toda a população, gestores, governos e sociedade civil que está trabalhando com educação conheçam essas informações.

O estudo completo, além de infográficos e um painel interativo com todas as ações podem ser encontrados no site: http://gesta.org.br/tema/engajamento-escolar/

 

Painel de Monitoramento

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
sed fringilla mattis Aliquam Curabitur consequat. leo.