Texto por

Data

Fórum Rio 2025:  A HORA É ESSA chega na zona oeste para fortalecer o diálogo de políticas públicas em Realengo

Para pensar políticas públicas que alcancem as favelas e periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é preciso dialogar com quem vive nesses territórios. É nisso que a Casa Fluminense acredita. Por isso, todos os anos, o Fórum Rio vai até um território que resiste às desigualdades com esperança, luta e memória, para debater os caminhos para uma metrópole mais justa — junto de quem vive essa realidade todos os dias.

O cenário da RMRJ é urgente: cerca de 10% da população compromete 1/4 ou mais da renda mensal com transporte público, e em 2022, 166 casos de violência sexual e de gênero foram registrados. Além disso, 3 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado do Rio de Janeiro nos últimos quatro anos e em 15 dos 22 municípios da RMRJ os CRAS estão em sobrecarga. É sobre essa realidade e a saídas para ela que a Casa Fluminense se compromete a discutir durante o Fórum, junto da sociedade civil, lideranças, movimentos sociais e representantes do poder público.

Neste ano, o Fórum Rio vai até a zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, desembarcando do ramal Santa Cruz, direto em Realengo, no Instituto Federal do Rio de Janeiro, para realizar mais uma edição. Inspirado pela luta de moradores e lideranças, que movidos pelo sonho de ter um parque verde no seu bairro, incidiram através da Agenda Realengo 2030 e conquistaram o Parque de Realengo Susana Naspolini.

O Fórum Rio 2025: A HORA É ESSA, vai incidir também com moradores de favelas e periferias, que enfrentam a exclusão e falta de acesso a direitos, ditada pelos transportes públicos, a falta de acesso à cultura e a injustiça climática. Mas também são territórios onde o samba, o charme, os bate-bolas, as festas de rua, a criatividade e a mobilização popular seguem transformando o cotidiano. São nesses espaços, nas brechas, que se constroem saídas para os desafios e a esperança de continuar sonhando com bairros e favelas mais justos e com vida digna para todo mundo.

Há mais de 10 anos, a Casa Fluminense atua ao lado da sociedade civil, propondo soluções e direcionando caminhos para as urgências da metrópole. Agora é hora de cobrar por ações concretas. É hora de implementar políticas interseccionais e intersetoriais, com recursos e planejamento destinado a executar políticas a partir de orientações feitas por e para a população mais afetada. Por isso, nos dias 6 e 7 de junho, a Casa Fluminense vai reivindicar por cidades justas, dignas e cheias de vida, durante o Fórum Rio 2025: A HORA É ESSA!

Durante o evento, será debatido o bem-viver a partir do legado de cuidado protagonizado por mulheres negras e indígenas, e também será traçada uma conexão entre Realengo e Belém, rumo à COP 30. A nova plataforma de monitoramento de dados da Casa Fluminense, o Cobradô, também vai ser lançada durante o Fórum, além das novas Agendas Locais 2030.

A programação cultural e artística também vai ter um espaço importante no Fórum. Entre as atrações musicais, vão rolar: DJ Akasama, Oeste Jazz, Samba à Bangu, Baile Charme Viaduto de Realengo com Dj Alan Santa Cruz e JP Move Cia de Dança, DJ Lene Gil e Isa Leal com Matheus Wanzeller — com apresentações no palco da Caravana do Futuro. Terá ainda o grupo de bate-bolas Brilhetes de Anchieta, o Ateliê Ativo: arte e política e a exposição visual “Corpo, alma e território”, com curadoria do artista Guilherme Kid, entre outras atividades.
Vem para o Fórum Rio 2025: A HORA É ESSE! Inscreva-se para facilitar seu credenciamento e garantir seu ingresso-passaporte para os dois dias de evento. Saiba mais em forumrio.org.

Compartilhe

Conteúdo Sugerido

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT