Direitos Valem Mais: mobilização nacional questiona os cortes sociais da economia

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
17 de abril de 2018

 

Até o dia 28 de abril acontece 21 dias de ativismo em defesa dos direitos e políticas sociais. É a Coalizão Anti-austeridade pela Revogação da Emenda Constitucional 95, que pretende mobilizar pessoas em todo país para reagir contra a Emenda que congela os investimentos públicos em saúde e educação no Brasil por 20 anos, prejudicando também outras políticas sociais, o que penaliza ainda mais crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.

A situação é grave. Desemprego, fome e os cortes nas políticas públicas estão levando o país a um retrocesso, fazendo com que setores importantes da população voltem à miséria. Segundo um levantamento realizado a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE, apesar de alta do PIB [após dois anos de retração, cresceu 1% em 2017, enquanto a inflação oficial fechou o ano em 2,95%, a menor taxa desde 1998], a pobreza extrema avançou 11,2%  no Brasil no último ano em comparação a 2016.

 

 

O que explicaria, então, a piora na renda de brasileiros que já vivem com pouco? Isso pode ser explicado pela taxa de desemprego. No ano passado, a desocupação média ficou em 12,7%, a maior taxa registrada desde 2012. Muitas famílias não estão conseguindo manter o mínimo para sobreviver.

A ação convida todo mundo a participar de uma grande mobilização acionando as famílias, amigos, vizinhos e colegas para conversar sobre como a crise está afetando nossas vidas. A ideia é quebrar o silêncio que paira em torno dessa aprovação do Congresso Nacional que em nada representa a população do Brasil.  A iniciativa pede que as pessoas postem suas fotos e mensagens sobre sua roda de conversa, usando a hashtag #DireitosValemMais.

A meta é atingir mil rodas de conversas sobre o tema em todo país e formar mais cidadãos capazes de ter pensamento crítico sobre os rumos da economia e como a falta de investimentos prejudica a vida dos mais pobres. Precisamos dizer Não aos cortes sociais, por uma economia à favor da vida e contra as desigualdades!

A Coalizão Anti-austeridade e pela Revogação da Emenda Constitucional 95 é uma articulação ampla de entidade, redes e movimentos sociais comprometidos com a defesa e a promoção dos direitos humanos no país, que tem por objetivo promover o debate público e somar forças em prol da revogação da Emenda Constitucional 95 e pelo fim da política econômica de austeridade.

 

O perfil da Dhesca Brasil – Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais no youtube reúne outros vídeos sobre a mobilização. Confira!

Para participar, acesse http://direitosvalemmais.org.br/

 

Caderno de Experiências ODS no Rio Metropolitano e no Brasil

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
neque. luctus eget at commodo libero