Curso de Políticas Públicas 2024: inscrições abertas!

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
5 de março de 2024

Estão abertas as inscrições para o Curso de Políticas Públicas 2024: participar, incidir e transformar, um espaço de aprendizado, discussão e construção, que busca fortalecer lideranças e democratizar os espaços de incidência política, promovendo a participação da sociedade civil, militantes, organizações e coletivos na construção de uma metrópole do Rio de janeiro mais justa. 

O curso

O Curso de Políticas Públicas 2024 é uma iniciativa que visa fortalecer as capacidades de incidência de movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil, proporcionando uma participação aprofundada na formulação, debate e monitoramento de políticas públicas no contexto complexo da metrópole do Rio de Janeiro. O curso busca incentivar as lideranças a participar de forma ativa desse espaço, oferecendo ferramentas para que elas possam incidir politicamente, pautando os desafios socioeconômicos, políticos e culturais dos seus territórios, para transformar a metrópole e se juntando a nós na construção de uma sociedade mais justa, participativa e igualitária.

Estrutura do curso

1. Rio em formação

No 1º ciclo serão realizados 3 encontros, onde aprofundaremos na história e formação social do Rio de Janeiro, explorando a realidade das desigualdades econômicas e raciais. Além disso, mergulharemos no panorama econômico do Estado do Rio de Janeiro, compreendendo seus desafios e alternativas.

2. Democracia e participação social

No 2º ciclo teremos expandiremos 5 encontros, abordando temas cruciais como transparência, planejamento e participação social na gestão pública. Analisaremos o Advocacy e os fundamentos do terceiro setor, refletindo sobre o papel da comunicação nos movimentos sociais e projetos de mobilização. Também exploraremos a filantropia de justiça social no Brasil, suas interfaces e articulações com organizações civis e movimentos sociais.

3. Políticas setoriais

O 3º ciclo será composto por 8 encontros, explorando temas diversos como justiça racial e direito à memória, habitação e democratização cultural, letalidade policial e segurança pública, justiça de gênero e equidade, educação pública como direito universal, justiça climática e sustentabilidade, saúde pública e políticas de transporte, e saneamento básico e qualidade de vida. Tudo isso, pautando os diferentes territórios da metrópole, compreendendo junto às políticas do Rio.

Quem pode se inscrever?

O curso é aberto a lideranças, militantes, ativistas e membros de organizações em toda a metrópole, priorizando especialmente os residentes de favelas e periferias, engajados em organizações da sociedade civil, movimentos sociais e iniciativas culturais.

Inscrição e participação

O Curso de Políticas Públicas 2024 acontecerá de abril a julho, com aulas semanais às quartas-feiras, das 13h às 18h, no Centro, Rio de Janeiro. As inscrições estarão abertas no período de 05 a 12 de março, para quem tiver interesse e puder participar de todas as aulas. Para se inscrever acesse a ficha de inscrição online, e fique atento aos prazos para garantir sua participação. O resultado de seleção será divulgado no dia 28 de março no site da Casa Fluminense.

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
dictum tempus ut id facilisis odio sit quis