Crise hídrica, saneamento e justiça socioambiental: encontro público debate ODS nas eleições 2020

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
11 de março de 2020

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 organiza no Rio de Janeiro o encontro “Justiça Socioambiental e Saneamento no Rio de Janeiro: ODS nas eleições 2020“. A edição integra os ciclos de debates públicos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e acontece na sexta-feira, dia 20 de março, de 9h às 13h, na Av. Presidente Vargas, 502, 21º andar. O objetivo dos encontros é ampliar as discussões sobre a Agenda 2030 com foco em questões locais que afetam o cotidiano das cidades.

Dois dias antes do Dia Mundial da Água, o tema do encontro dialoga com o contexto de forte crise hídrica vivida no Rio de Janeiro, que já dura quase dois meses. O tema deve ganhar mais centralidade no debate público pensando o contexto eleitoral e está profundamente atrelado ao histórico de promessas não cumpridas e problemas estruturais no campo do saneamento básico, agravados pelas fortes chuvas. O cenário, principalmente para os moradores da periferia metropolitana, é de vulnerabilidade socioambiental em cidades com planejamento ineficiente e sem resiliência, diante das mudanças climáticas e falta de acesso à direitos sociais básicos como saneamento.

Às vésperas das eleições municipais, a iniciativa de articulação dos temas para pensar a sustentabilidade nas cidade está sendo puxada pelo GT Agenda Rio 2030, e liderada pelas ActionAid Brasil, Casa Fluminense, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e REBRAPD, com o apoio da União Europeia. O evento é gratuito e está com inscrições abertas até o dia 15/03. Sujeito à lotação, as inscrições podem ser feitas pelo email rebrapd@rebrapd.com.br .

Encontro faz parte do processo de atualização da Agenda Rio 2030

No contexto metropolitano do Rio de Janeiro, o conjunto de propostas de políticas da Agenda Rio 2030 está em processo de atualização com a previsão de lançamento da nova edição na primeira semana de junho. Coordenados pela Casa Fluminense, já foram realizados dois encontros de escuta e colaboração com a rede de parceiros para a elaboração de sugestões de propostas nos dez eixos temáticos e alinhadas aos valores de justiça econômica, de gênero, racial e ambiental.

foto: Elisângela Leite

O encontro convocado pelo GT Agenda 2030, do qual a Casa Fluminense faz parte, dialoga diretamente com o eixo temático do saneamento e vai produzir contribuições para o processo de atualização da agenda local, seja no debate da segurança hídrica, da ampliação na cobertura do saneamento e na priorização de investimentos para os bairros e favelas nas periferias que são mais afetados pela negação desses direitos básicos.

Confira a programação abaixo e participe!

9h – 9h30: Mesa de Abertura 
Richarlls Martins/REBRAPD, Vitor Mihessen/Casa Fluminense, Francisco Menezes/ActionAid e Carolina Mattar/IDS

9h30 – 11h: Mesa 1 – Cidades sustentáveis, Saneamento e Segurança Hídrica
Mediação: Lívia Salles/Action Aid
Exposição: Ana Lucia Britto/UFRJ e Paulo Gadelha/FioCruz

11h15 – 12h45: Mesa 2 – Justiça socioterritorial e perspectivas 2020
Mediação: Thábara Garcia/Casa Fluminense
Expositoras: Juliana Marques/Data_Labe-Cocozap e segundo nome a confirmar

12h45 – 13h: Encerramento

SERVIÇO

Evento: Debate público “Justiça Socioambiental e Saneamento no Rio de Janeiro: ODS nas eleições 2020”
Dia: 20 de março
Horário: 9h às 13h
Local: Casa Fluminense/Av. Presidente Vargas, 502, Auditório, 21 andar
Inscrições até 15/03 pelo email: rebrapd@rebrapd.com.br

Outras Notícias

lectus consequat. Aliquam et, vulputate, mattis felis