Conheça a Aliança Territorial, comunidades como protagonistas das mudanças

Categorias
Texto por
Luize Sampaio
Data
13 de abril de 2023

A Casa Fluminense junto com outras organizações membros da Rede Comuá lançaram ontem (13/04) a iniciativa conjunta chamada “Aliança Territorial – Fortalecendo Comunidades e Territórios”. O objetivo do projeto é territorializar a filantropia entendendo que construção de justiça socioambiental e cultural precisa ter como centralidade os territórios e populações mais impactados pelas desigualdades.

O lançamento da Aliança ocorreu durante 12º Congresso GIFE, principal encontro sobre investimento social do Brasil, que este ano trouxe o tema “Desafiando estruturas de desigualdades”. Nossa coordenadora executiva, Larissa Amorim, participou da mesa “Filantropia Comunitária: mobilização de atores diversos para transformação”. Larissa compartilhou sobre o Fundo Casa Fluminense, uma das linhas de atuação da organização, e frisou a importância do olhar para a construção de agendas e soluções locais.

“A filantropia precisa olhar para os desafios e para a real materialidade do que esta acontecendo nos territórios. Infelizmente, acho que tem problemas e grupos sociais que acabam sendo renegados nas grandes pautas. Falar sobre justiça climática é fundamental mas esse debate não está só na Amazônia, a crise também está nas cidades principalmente no contexto das favelas e periferias. Precisamos sempre ter uma atenção sobre isso”, explicou a coordenadora.

Também estavam compondo a mesa: Graciela Hopstein, diretora executiva da Rede Comuá; Jair Resende, diretor executivo na Conectas Direitos Humanos; Haley Henriques, fundador e diretor executivo do Fundo Positivo; e Vinicius Ahmar, gerente de estratégia para desenvolvimento sustentável no Instituto Arapyaú.

Aliança Territorial já alcança 174 municípios brasileiros

Buscando protagonismo para as populações dos territórios brasileiros mais impactados pelas desigualdades diversas que se intensificaram nos ´ultimos anos no país, a Aliança olha para os territórios ocupados e mobilizados majoritariamente por mulheres, negros e negras, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e lgbtqiap+.

A Aliança é formada pela Casa Fluminense, Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), Instituto Comunitário Baixada Maranhense (Baixada), Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), Instituto Procomum (IP), Redes da Maré e Tabôa Fortalecimento Comunitário. Pretendemos com essa iniciativa fortalecer as soluções- e são muitas- que vem das comunidades e territórios para os muitos problemas enfrentados.

Leia a carta aqui e fique ligado para mais atualizações.

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
dolor. Lorem venenatis, Aenean sit efficitur. id Sed libero suscipit