Coletivo aposta na economia criativa como impulsionadora de novos rumos para juventude local

Texto por
Luize Sampaio
Data
7 de dezembro de 2021

O Coletivo Favela Vertical quer  transformar o bairro da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, em um pólo de inovação digital e apoio social. Para alcançar esse objetivo, o grupo aposta na democratização do acesso dos jovens da área à educação e empregabilidade através da cultura e da economia criativa. Criado em 2019, o Favela Vertical sempre investiu em oficinas. A ideia é que a partir dessas trocas surjam outras opções de empreendimento e renda para as pessoas da comunidade. Entenda mais sobre o trabalho do coletivo:

1- Atuação com LAB_FAVE

A partir do apoio do Fundo Casa, o Favela Vertical produziu esse ano a sua primeira oficina do LAB FAVE. O projeto é um laboratório tecnológico de profissões do mercado econômico criativo com aulas voltadas ao setor de audiovisual, programação, produção musical e design. A 1ª Oficina de Cinema da Periferia foi realizada em parceria com o Coletivo Baixada Cine e beneficiou 10 jovens da região. O laboratório possui quatro computadores, mas a previsão é que ainda este ano mais dez máquinas cheguem no espaço. 

Espaço do laboratório onde foi realizada a 1ª Oficina de Cinema da Periferia, em parceria com Coletivo Baixada Cine.

2- Conversa com o território 

O resultado da primeira oficina de cinema do Favela Vertical foi a produção de dois curtas criados pelos próprios alunos. Para encerrar o curso e propagar esse material, eles realizaram a 1ª Mostra Cinema de Periferia do Gardênia Azul e o trabalho final dos alunos foi exibido para cerca de 200 crianças do território. O diretor executivo do Favela Vertical, Rafael Oliveira, contou que para muitas delas, aquele foi o primeiro contato que tiveram com o mundo do audiovisual. 

1ª Mostra Cinema de Periferia do Gardênia Azul foi exibida para cerca de 200 crianças do território.

“Para muita gente ali esse foi o primeiro contato com o cinema e para os nossos alunos foi sua primeira produção também. Esse foi nosso evento teste. A gente acredita na economia criativa como o futuro das profissões que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas da favela. E foi incrível ver as crianças se reconhecendo com os filmes, foi tão prazeroso quanto a produção dos curtas em si”, contou Oliveira. 

Este é o Rafael Oliveira, diretor do Favela Vertical.

3- Efeito Favela Vertical 

Para 2022, o coletivo quer ampliar ainda mais as ações voltadas para educação e mercado de trabalho. O foco principal é conseguir triplicar o número de alunos com o LAB FAVE e aperfeiçoar a gestão para garantir também a segurança e estabilidade para os professores que compõem o coletivo.

Uma das áreas de atuação do Favela Vertical é a educação.

Acompanhe o Favela Vertical pelas redes:

https://www.instagram.com/favelavertical/

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
diam odio Sed dolor. et, mi, facilisis ipsum justo