Casa no UN World Data Forum

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
24 de janeiro de 2017

Entre os dias 15 e 18 de janeiro, a Casa Fluminense e o data_labe, do Observatório de Favelas, foram convidados para participar do UN World Data Forum, primeiro fórum mundial de dados das Nações Unidas, sob a orientação da Comissão de Estatística das Nações Unidas e a Coordenação e Capacitação de Estatísticas para a Agenda de 2030. Com dois mil participantes, o Data Forum aconteceu em Capetown, na África do Sul, e teve como objetivo reunir especialistas em dados e estatística do mundo todo para intensificar a cooperação entre sociedade civil, iniciativa privada, governos e pesquisadores sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O convite para participar do UN World Data Forum foi feito pela Civicus, plataforma internacional dedicada ao fortalecimento da ação cidadã e da sociedade civil, após a Casa e o data_labe terem vencido o #DataShift Community Seed Funding Challenge com a proposta de criação de uma plataforma digital de geração cidadã de dados sobre saneamento básico em favelas e periferias da metrópole fluminense. Em outubro de 2016, a ideia enviada foi escolhida entre outras 43 iniciativas do mundo inteiro para ganhar 5 mil dólares e ser desenvolvida com a colaboração da Civicus na busca de financiadores para viabilizar a sua implementação.

Vitor Mihessen, coordenador de informação da Casa, esteve presente no encontro acompanhando iniciativas em prol da geração cidadã de dados, alternativas de diagnósticos com relação às fontes oficiais de dados e conhecendo novos instrumentos para promover o monitoramento dos ODS, discussões fundamentais para a realização do projeto vencedor do desafio #DataShift. Além disso, a experiência também foi oportunidade para buscar novas ferramentas de visualização de dados e estatísticas para aprimoramento do Mapa da Desigualdade.

Quer saber o que rolou no evento? Confira a cobertura completa

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
velit, massa nunc Aenean dolor. nec diam risus. ipsum